Aprendizagem baseada em problemas com cenários simulados: um modelo pedagógico auto-dirigido em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210863

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Simulação por Computador, Aprendizagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: este artigo tem como proposta apresentar um modelo de fusão de dois métodos de aprendizagem ativos, tais como Problem Based Learning e simulação clínica em enfermagem. Este modelo está fundamentado na experiência combinada, implementada plenamente no 4° ano de enfermagem da Universidade Católica San Antonio de Murcia (Espanha). Método: as atividades são realizadas em grupos de 18 alunos e subgrupos de três, em que se elegem as situações clínicas que terão que trabalhar. Os alunos realizam uma chuva de ideias e alcançam os objetivos de apredizagem. Descrevem o cenário, o representam na sala de simulação clínica e o discutem tendo como base o Debriefing e fundamentando sua análise em evidências científicas. Resultados: observa-se uma maior envolvimento dos alunos e uma maior participação no Debriefing. Conclusão: percebe-se que a aprendizagem é reforçada com a soma de ambas as metodologias.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luis Días Agea, Universidade Católica Santo António de Múrcia, Múrcia, ES

Dr. En ciencias sociosanitarias. Enfermero. Licenciado en antropología social y cultural. Instructor en simulación clínica. Facultad de enfermería.

Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM). Campus de los Jerónimos s/n. 30107. Murcia (España) (+34) 968278183

Jluis@ucam.edu

César Leal Costa, Universidade Católica Santo António de Múrcia, Múrcia, ES

Dr. En psicología. Enfermero. Licenciado en psicología. Instructor en simulación clínica. Facultad de enfermería. Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM). Campus de los Jerónimos s/n. 30107. Murcia (España)

(+34) 968278183

Cleal@ucam.edu

Downloads

Publicado

2014-11-19

Como Citar

Agea, J. L. D., & Costa, C. L. (2014). Aprendizagem baseada em problemas com cenários simulados: um modelo pedagógico auto-dirigido em enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(3), 652–659. https://doi.org/10.5902/2179769210863

Edição

Seção

Relato de experiência