Letramento digital e perfil tecnológico de pacientes coronarianos: aplicativos móveis para educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769288846Palavras-chave:
Letramento em Saúde, Saúde Digital, Doença das Coronárias, Educação em Saúde, Perfil de SaúdeResumo
Objetivo: avaliar o letramento digital em saúde e traçar o perfil tecnológico dos pacientes com doença arterial coronariana. Método: estudo transversal, descritivo e exploratório. A coleta foi realizada no ambulatório de um hospital universitário no período de julho de 2022 a março de 2023. Utilizou-se um instrumento validado e adaptado para traçar o perfil tecnológico e a escala eHEALS para avaliação do letramento digital. Resultados: o nível de letramento em saúde digital encontrado foi baixo. No perfil tecnológico, o smartphone se apresentou como o dispositivo mais utilizado no cotidiano. A maioria dos participantes possuía o acesso à internet Wifi com 82 (60,3%) e 112 (82,4%) sinalizou o interesse em utilizar um aplicativo sobre sua doença. Conclusão: o letramento em saúde digital encontrado mostrou-se insuficiente. Os pacientes coronarianos preferem o uso de smartphone. Aplicativos móveis educativos adequados a população idosa podem ser utilizadas como estratégia para permitir a inclusão digital.
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