Letramento digital e perfil tecnológico de pacientes coronarianos: aplicativos móveis para educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769288846

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Saúde Digital, Doença das Coronárias, Educação em Saúde, Perfil de Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar o letramento digital em saúde e traçar o perfil tecnológico dos pacientes com doença arterial coronariana. Método: estudo transversal, descritivo e exploratório. A coleta foi realizada no ambulatório de um hospital universitário no período de julho de 2022 a março de 2023. Utilizou-se um instrumento validado e adaptado para traçar o perfil tecnológico e a escala eHEALS para avaliação do letramento digital. Resultados: o nível de letramento em saúde digital encontrado foi baixo. No perfil tecnológico, o smartphone se apresentou como o dispositivo mais utilizado no cotidiano. A maioria dos participantes possuía o acesso à internet Wifi com 82 (60,3%) e 112 (82,4%) sinalizou o interesse em utilizar um aplicativo sobre sua doença. Conclusão: o letramento em saúde digital encontrado mostrou-se insuficiente. Os pacientes coronarianos preferem o uso de smartphone. Aplicativos móveis educativos adequados a população idosa podem ser utilizadas como estratégia para permitir a inclusão digital.

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Biografia do Autor

Pollyanna Dutra Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Vania Pinheiro Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Possui Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e da Assistência de Enfermagem (1981) e Mestrado em Enfermagem - área de concentração Enfermagem Médico-Cirúrgica, ambos pela Escola de Enfermagem Ana Neri da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco - área de concentração Neurociências (2010) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP/Programa de Saúde Pública e Materno Infantil. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco, Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado/Doutorado Acadêmico do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, Membro do Conselho Editorial da Revista de Enfermagem UFPE Online REUOL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioética e o cuidar na saúde do adulto.

Virginia Gomes Ferreira da Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmica de Enfermagem (UFPE). Foi membro da direção dos assuntos estudantis do Diretório Acadêmico Ranúsia Alves (D.A.R.A) na gestão 2022. Atuou como monitora da disciplina 'EF542 - Enfermagem em Situações de Urgência na Comunidade' do curso de Enfermagem da UFPE. Atualmente, é membro do Projeto de Extensão 'Educação em Saúde na Formação de Crianças e Adolescentes Escolares como Multiplicadores em Primeiros Socorros em um Contexto de Cultura e Paz'. Integrante do grupo de pesquisa 'Assistir/Cuidar em Enfermagem' (CNPq) da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como estagiária voluntária no Programa Municipal de Imunização contra a COVID-19 da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco.

Jadiane Ingrid da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Enfermagem, Universidade Federal de Pernanbuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Rízia Florêncio Gama, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Saúde Pública, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Daniela Angélica Calado Cavalcanti, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Enfermagem do Trabalho – Grupo Cefapp. Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Sobral, P. D., Ramos, V. P., Cruz, V. G. F. da, Silva, J. I. da, Gama, R. F., & Cavalcanti, D. A. C. (2025). Letramento digital e perfil tecnológico de pacientes coronarianos: aplicativos móveis para educação em saúde. Revista De Enfermagem Da UFSM, 15, e5. https://doi.org/10.5902/2179769288846

Edição

Seção

Artigos Originais