Estudo bibliométrico sobre a prática pedagógica na formação do enfermeiro no contexto do MERCOSUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769283866

Palavras-chave:

Educação, Universidades, Mercosul, Bibliometria, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica sobre a prática pedagógica na formação do Enfermeiro no contexto do MERCOSUL indexada na Web of Science. Método: estudo descritivo, abordagem quantitativa, com análise bibliométrica dos indicadores: número de publicações por ano, idioma, periódicos, autores mais produtivos, coautoria e palavras-chave. A coleta de dados ocorreu em 29 de junho de 2022, análise mediante o Software Microsoft Excel®. Resultados: foram identificados 389 documentos, distribuídos entre: 354 artigos (91%), 19 artigos de revisão (4,9%) e 16 conferências (4,1%), publicados em 126 periódicos diferentes, nos idiomas: inglês, português e espanhol, entre os anos de 1958 a 2021. O periódico com maior quantitativo de publicações foi a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Os 10 autores mais produtivos são do Brasil. Na análise de termos, destacaram-se as palavras “Nursing”, “Nursing Education” e “Education”. Conclusão: expressiva produtividade brasileira e escassa produção dos demais países do MERCOSUL indexada na Web of Science.

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Biografia do Autor

Elaine Regina Corrêa de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Possui Doutorado em Ciências da Educação e da Saúde pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (2022). Mestre em Ciências da Educação Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeño (2000). É professora assistente II da Universidade do Estado do Pará e Enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diabete mellitus, lesão de pressão, cuidar, enfermagem, educação, processo de enfermagem, unidade de terapia intensiva e transplante cardíaco, gestão. Atuou na gestão e desenvolveu a função de Chefe da Divisão de Enfermagem ,no período de 1996 a 1998,do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará (UFPA) ; foi Chefe do Departamento de Enfermagem Hospitalar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará , no período de 2002 a 2005; atuou na função de Coordenadora de Recursos Humanos, no período de 2009 a 2013, do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará.
Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário João de Barros Barreto do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) de 04 de agosto de 2016 até os dias atuais

Ilma Pastana Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Ilma Pastana Ferreira é Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Fundação Educacional do Estado do Pará (1989), especialista em Enfermagem do Trabalho (1990), especialista em Administraçao Hospitalar à distância pelo Ministério da Saúde (2003) e especialista em Processos Educacionais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (2013). Cursou Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. É Professora Adjunta I da Universidade do Estado do Pará, atuando nas disciplinas, Metodologia da Pesquisa e Enfermagem Cirúrgica. É Professora-orientadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde na Amazônia (PPGESA) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade do Estado do Pará e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão dos Serviços de Saúde da Fundação Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará (FHSCMPa). Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa com ênfase em Enfermagem cirúrgica, de processamento de materiais médico-hospitalares, de infecção relacionada a assistência à saúde, de sistematização da assistência de Enfermagem, principalmente, no Processo de Enfermagem e gestão do serviço de Enfermagem. Ocupou o cargo de Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará desde jun/ 2008 até jun/2016. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional (2016 - 2019) e membro da Sociedade Brasileira de Estomoterapia. Coordena a Comissão Regional de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (COREMU) da Universidade do Estado do Pará - gestão 2019/202. Preside a ABEn, seção Pará, gestão 2020-2022.

George Pinheiro Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Práticas Avançadas (LAEPA); Integrou o Programa de Formação de Pesquisadores Juniores em Saúde realizado pela Editora NEURUS; Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA); Atuou como Monitor Voluntário do Componente Curricular Políticas Públicas e Programas de Saúde; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Pesquisa intitulada: Boas Práticas Baseadas em Evidências em Enfermagem Relacionadas à Atenção a Saúde da Mulher.

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Publicado

2023-10-04 — Atualizado em 2023-12-04

Versões

Como Citar

Souza, E. R. C. de, Ferreira, I. P., & Carvalho, G. P. (2023). Estudo bibliométrico sobre a prática pedagógica na formação do enfermeiro no contexto do MERCOSUL. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e33. https://doi.org/10.5902/2179769283866 (Original work published 4º de outubro de 2023)

Edição

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