Estudo bibliométrico sobre a prática pedagógica na formação do enfermeiro no contexto do MERCOSUL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769283866Palavras-chave:
Educação, Universidades, Mercosul, Bibliometria, EnfermagemResumo
Objetivo: analisar a produção científica sobre a prática pedagógica na formação do Enfermeiro no contexto do MERCOSUL indexada na Web of Science. Método: estudo descritivo, abordagem quantitativa, com análise bibliométrica dos indicadores: número de publicações por ano, idioma, periódicos, autores mais produtivos, coautoria e palavras-chave. A coleta de dados ocorreu em 29 de junho de 2022, análise mediante o Software Microsoft Excel®. Resultados: foram identificados 389 documentos, distribuídos entre: 354 artigos (91%), 19 artigos de revisão (4,9%) e 16 conferências (4,1%), publicados em 126 periódicos diferentes, nos idiomas: inglês, português e espanhol, entre os anos de 1958 a 2021. O periódico com maior quantitativo de publicações foi a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Os 10 autores mais produtivos são do Brasil. Na análise de termos, destacaram-se as palavras “Nursing”, “Nursing Education” e “Education”. Conclusão: expressiva produtividade brasileira e escassa produção dos demais países do MERCOSUL indexada na Web of Science.
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