Validação de tecnologia educativo-terapêutica aplicada à criança com diabetes mellitus tipo 1: protocolo institucional padrão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769283825

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Estudo de validação, Educação em Saúde, Diabetes Mellitus Tipo 1, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: desenvolver, validar e implementar tecnologia educativo-terapêutica, no formato de protocolo institucional padrão, destinada ao cuidado da criança com diabetes mellitus tipo 1. Método: estudo metodológico, realizado em hospital público no Distrito Federal, participaram sete enfermeiros na validação, cinco crianças e familiares, na implementação, entre agosto/2021 e outubro/2022. Realizou-se validação de maneira on-line, utilizado instrumento de escala do tipo Likert e análise pelo Índice de Validade de Conteúdo e Coeficiente de Correlação Intraclasse. Na sessão educação em saúde, de maneira presencial, foram realizadas entrevistas e anotações no diário de campo. Resultados: tecnologia elaborada apresentou assuntos relacionados aos cuidados diários de crianças e à doença diabetes mellitus. A validação alcançou um índice de concordância de 0,78%, coeficiente de correlação de 0,525. A implementação identificou potencialidades e fragilidades relacionadas no cuidado da saúde. Conclusão: considerou-se o protocolo abrangente, promovedor na adesão ao tratamento subsidiando cuidado com qualidade e segurança.

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Biografia do Autor

Aline Reis Brasão Dutra , Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeiro. Especialista na Saúde da Criança.  Escola Superior de Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal, Brasil. alinebrasao@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-2258-7618

Lorena Oliveira Alves , Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeiro. Especialista na Saúde da Criança. Escola Superior de Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal, Brasil.  lorenaunb2015@gmail.com.  https://orcid.org/0000-0002-7904-9856

Renata de Moraes Oliveira Avendano, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Enfermeiro. Especialista na Saúde da Criança.  Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

Manuela Costa Melo, Escola Superior em Ciências da Saúde

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Docente da Escola Superior em Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2023-10-31 — Atualizado em 2023-12-04

Versões

Como Citar

Dutra, A. R. B., Alves, L. O., Avendano, R. de M. O., & Melo, M. C. (2023). Validação de tecnologia educativo-terapêutica aplicada à criança com diabetes mellitus tipo 1: protocolo institucional padrão. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e39. https://doi.org/10.5902/2179769283825 (Original work published 31º de outubro de 2023)

Edição

Seção

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