Competências gerenciais e estratégias de ensino para estudantes de graduação em enfermagem: visão de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769267133

Palavras-chave:

Competência profissional, Estudantes de enfermagem, Educação superior, Hospitais, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever as competências gerenciais desenvolvidas na formação do enfermeiro voltadas ao contexto hospitalar e as estratégias de ensino para seu fortalecimento na perspectiva docente. Método: estudo exploratório, qualitativo. Participaram 12 docentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. A coleta ocorreu em 2020 por meio de grupos focais. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática indutiva. Resultados: elucidaram competências gerenciais prioritárias, como: Comunicação; Tomada de decisão gerencial; Liderança e Relacionamento Interpessoal. Dentre as estratégias para o seu aperfeiçoamento, destaca-se: simulação, estudos de caso clínico, além de reestruturação do estágio e do currículo formativo. Conclusão: os resultados da pesquisa contribuem para reflexão das competências necessárias ao ensino, e para reflexão de centros formadores em enfermagem quanto a reorganização dos currículos, incluindo estratégias de ensino ativas que facilitem o desenvolvimento de competências. Além disso, espera-se sensibilizar a comunidade hospitalar sobre o aprimoramento de competências.

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Biografia do Autor

Laura Andrian Leal, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Enfermeira, Doutoranda do Programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: laura.andrian.leal@usp.br.  

Aline Teixeira Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Enfermeira, Doutoranda do Programa Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: alinetsilva@yahoo.com.br.

Daniela Sarreta Ignácio, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: daniela.sarreta@usp.br

Nilva Maria Ribeiro, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Enfermeira, Doutoranda do Programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: nilva.enf@hotmail.com

Mirelle Inácio Soares, centro Universitário de Lavras UNILAVRAS

Enfermeira, Doutora em Ciências, Docente titular do centro Universitário de Lavras UNILAVRAS, Lavras, Minas Gerais, Brasil. E-mail: mirelleenfermagem@gmail.com

Silvia Helena Henriques, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Enfermeira, Doutora e Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: shcamelo@eerp.usp.br.

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Publicado

2022-08-04 — Atualizado em 2022-09-26

Versões

Como Citar

Leal, L. A., Silva, A. T., Ignácio, D. S., Ribeiro, N. M., Soares, M. I., & Henriques, S. H. (2022). Competências gerenciais e estratégias de ensino para estudantes de graduação em enfermagem: visão de docentes. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e34. https://doi.org/10.5902/2179769267133 (Original work published 4º de agosto de 2022)

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Artigos Originais

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