Incidência da tuberculose e a correlação entre a realização do tratamento e a cura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769230534

Palavras-chave:

Tuberculose, Incidência, Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: analisar a taxa de incidência da tuberculose, proporção de doentes e de casos curados nos municípios prioritários do estado do Paraná. Método: estudo ecológico baseado em dados secundários do período de 2001-2012, dos municípios prioritários para controle da tuberculose no estado do Paraná. Resultados: verificou-se um total de 15.053 casos novos de tuberculose no período analisado, 11.538 foram curados, sendo que quatro cidades não conseguiram atingir a meta de cura de 85% dos casos e 3.239 casos realizaram o Tratamento Diretamente Observado. Dois municípios apresentaram uma correlação forte (Curitiba r=0,7 e São José dos Pinhais com r=0,8). Conclusão: o estudo reforça a importância da atenção básica no controle da tuberculose, com a finalidade de contribuir para a diminuição da transmissão da doença, a partir da melhoria da adesão ao tratamento, reduzindo assim as taxas de abandono e o surgimento de cepas resistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhenifer de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Bacharela e Licenciada em Enfermagem, enfermeira no Hospital e Maternidade Capriotti LTda no município de Pato Bragado- Paraná.

Keurilene Sutil de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira (Unioeste, 2019), Especialista em Controle de Infecção Hospitalar (IBFC 2017), Enfermeira no Programa Saúde da Família no município de Foz do Iguaçu-Paraná.

Thaís Tania Ávila, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Enfermeira, Mestranda em Ensino. Especialista em Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI - (UNINTER, 2018). Enfermeira no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

Samia Regina de Quadros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Enfermeira Bacharel e Licenciada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu/PR. Especialista em Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI (Lato Sensu) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Mestrado em andamento em Ensino (Stricto Sensu) pela UNIOESTE/ Foz do Iguaçu. Participante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Epidemiologia e estudos operacionais em saúde (LEO).

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Doutor em Ciências - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2012) e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atua como pesquisador na Universidade de São Paulo-USP. Professor Visitante na Universidad Nacional de Misiones – Argentina.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Souza, J. de, Oliveira, K. S. de, Ávila, T. T., Quadros, S. R. de, Zilly, A., & Silva-Sobrinho, R. A. (2018). Incidência da tuberculose e a correlação entre a realização do tratamento e a cura. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(4), 637–648. https://doi.org/10.5902/2179769230534

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)