Influência da precarização no processo de trabalho e na saúde do trabalhador de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769230180

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Riscos ocupacionais, Enfermagem, Saúde do trabalhador, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever a influência da precarização no processo de trabalho e na saúde do trabalhador de enfermagem. Método: estudo qualitativo realizado em um hospital universitário. Participaram 21 trabalhadores de enfermagem. Utilizou-se a entrevista semiestruturada, e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias denominadas a influência da precarização no processo de trabalho, caracterizada pela falta de insumos e recursos humanos com consequente queda na qualidade do serviço; e as repercussões da precarização na saúde do trabalhador, acarretando em desgaste físico e psíquico ao trabalhador Conclusão: há necessidade de sensibilização dos gestores institucionais no que se refere à precarização do processo de trabalho de enfermagem, tendo por base a saúde do trabalhador e a garantia de uma qualidade da assistência de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Ferreira Pimenta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira. Pós-graduanda do programa de Residência Enfermagem em clínica médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.

Eugenio Fuentes Perez Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem e Professor Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil

Ariane da Silva Pires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira.  Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento Médico-Cirúrgica. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Helena Ferraz Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira.  Mestre em enfermagem. Professora Assistente do Departamento Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Priscila Cristina da Silva Thiengo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira.  Mestre em enfermagem. Professora Assistente do Departamento Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Vanessa Galdino de Paula, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira.  Mestre em enfermagem. Professora Assistente. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Pimenta, G. F., Perez Junior, E. F., Pires, A. da S., Gomes, H. F., Thiengo, P. C. da S., & Paula, V. G. de. (2018). Influência da precarização no processo de trabalho e na saúde do trabalhador de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(4), 758–768. https://doi.org/10.5902/2179769230180

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)