De mulheres para mulheres: rede social de apoio às adolescentes grávidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769229288

Palavras-chave:

Apoio Social, Gravidez na Adolescência, Saúde da Mulher, Adolescente

Resumo

Objetivo: compreender as representações sociais de adolescentes grávidas acerca da sua rede social de apoio. Método: trata-se de estudo descritivo qualitativo. O cenário da pesquisa foram sete Unidades Básicas de Saúde da zona urbana de um município no sudoeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram 25 adolescentes grávidas, no terceiro trimestre de gestação que realizavam pré-natal. A coleta de dados ocorreu de janeiro a junho de 2016. Utilizou-se como técnica de coleta dos dados um Mapa Mínimo de Relações e a entrevista semiestruturada. Os dados passaram pela análise de conteúdo temática. Resultados: a representação social de apoio mais significativa às gestantes foi a figura materna, na sequência outras figuras femininas, como as enfermeiras, amigas, cunhada, irmãs, tias e avó. Considerações Finais: o apoio foi oferecido predominantemente, por mulheres. Este apoio se ancora na atenção e carinhos recebidos. Percebeu-se a baixa representação da figura masculina na gestação das adolescentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Carbonell Demori, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutora em Ciências da Saúde(UFPel). Mestre em Enfermagem (UFSM). Enfermeira (UFSM). Atua como enfermeira assistencial no Exército Brasileiro/Hospital de Guarnição de Bagé (HGuBa), atuando na chefia de enfermagem do Centro Cirúrgico e Obstétrico. Especialista em Cuidado Pré-Natal UNIFESP/UAB/SP

Marilu Correa Soares, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1981), Mestrado em Assistencia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é coordenadora do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, professor Associado I da Universidade Federal de Pelotas.

Luiza Cremonese, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda do PPGEnf/UFSM. Especialista em saúde do adolescente.

Camila Nunes Barreto, Universidade Luterana do Brasil, Cachoeira do Sul, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM (2015) (Bolsista CAPES). Participou durante a graduação como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem (2009-2012). Trabalha na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Lotada na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul. Atua no Núcleo Regional de Ações em Saúde, sendo coordenadora da IST/AIDS na 8ª CRS. Ainda é responsável pela pactuação de indicadores e pelo SARGSUS. Participa do Comitê de Mortalidade Infantil Materna e Fetal de Cachoeira do Sul. Coordena o Comitê Regional de Investigação de Transmissão Vertical de HIV e Sífilis. Consultora Especialista do Grupo Regional de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. Também atua como docente do Curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Campus Cachoeira do Sul.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Demori, C. C., Soares, M. C., Cremonese, L., & Barreto, C. N. (2018). De mulheres para mulheres: rede social de apoio às adolescentes grávidas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(2), 247–262. https://doi.org/10.5902/2179769229288

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.