Educação permanente em saúde: concepções e práticas dos enfermeiros na estratégia de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769225273Palavras-chave:
Educação Continuada, Estratégia Saúde da Família, EnfermagemResumo
Objetivo: conhecer as concepções e práticas de Educação Permanente em Saúde dos enfermeiros nas Estratégias de Saúde da Família de um município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bem como identificar os fatores que favorecem e os que dificultam estas práticas. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada no segundo semestre de 2015. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro enfermeiros e analisadas pela Análise Temática. Resultados: emergiram três categorias: Concepções dos enfermeiros de Estratégia de Saúde da Família sobre Educação Permanente em Saúde; Práticas de Educação Permanente em Saúde realizadas pelos enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família: articulando a equipe multiprofissional; Fatores que favorecem e que dificultam a realização de Educação Permanente em Saúde na Estratégia de Saúde da Família. Considerações Finais: a análise mostrou que há uma concepção arraigada de conceitos de Educação Continuada e Educação em Saúde ao de Educação Permanente em Saúde. Há necessidade de maiores discussões acerca da Educação Permanente em Saúde no município, com vistas à implementação desta política, qualificando as equipes e os seus processos de trabalho.
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