Educação Permanente em saúde: desafios para a gestão em saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769214766Palavras-chave:
Serviços de Saúde, Educação em saúde, Educação continuada, Gestão em saúdeResumo
Objetivo: compreender quais são os desafios para a educação permanente em saúde de um município no norte do Estado do Rio Grande do Sul, que corresponde à área da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde. Método: pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no mês de março de 2013. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram 17 trabalhadores da equipe multiprofissional de atendimento à urgência e emergência. Resultados: os dados da pesquisa permitiram a construção de duas categorias: a primeira, “desafios nas estratégias educativas voltadas aos trabalhadores” e a segunda, “desafios nas estratégias educativas desenvolvidas aos usuários”. Evidencia-se que as atividades de Educação Permanente em Saúde são insuficientes e inadequadas. Conclusão: o estudo demonstra a necessidade e relevância de desenvolver atividades nessa vertente: além do mais, é fundamental que haja comprometimento dos gestores para efetivá-las.
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