Acidente vascular encefálico: desafio para os gestores na rede de atenção à saúde

Autores

  • Camila Pinno Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jucelaine Arend Birrer Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Aline Amaral dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Ana Paula Flores Colpo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Andréia Claro Tavares Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Fernanda Vianna Schmitt Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769213768

Palavras-chave:

acidente vascular cerebral, integralidade em saúde, gestão em saúde

Resumo

Doi: 10.5902/2179769213768

Objetivo: esse estudo possui como objetivo identificar a rede de atenção à saúde dos usuários acometidos por acidente vascular encefálico em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória. Definiram-se como sujeitos da pesquisa seis (6) gestores atuantes em serviços públicos de saúde do município em estudo. A coleta de dados foi realizada no período de outubro a dezembro de 2013 e deu-se por meio de entrevista semiestruturada. Resultados: A partir da análise dos dados foram definidas duas categorias não a priori: Redes de Atenção à Saúde e Integralidade da Assistência. Conclusão: Os achados demonstram a não utilização de ferramentas ou dispositivos para a efetivação da linha de cuidado ao usuário acometido por AVE decorrente do desconhecimento dos processos de trabalho por parte dos gestores, lavando a fragmentação da assistência e a gestão não compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Pinno, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira; Residente do Programa  de  Residência  Multiprofissional Integrada  em  Gestão  e  Atenção  Hospitalar  no  Sistema  Público  de  Saúde  - UFSM/HUSM.

Jucelaine Arend Birrer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria; Vice Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde

Aline Amaral dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Cirurgiã-dentista; Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em  Gestão  e  Atenção  Hospitalar  no  Sistema  Público  de  Saúde  - UFSM/HUSM.

Ana Paula Flores Colpo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Terapeuta ocupacional, coautora; Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde - UFSM/HUSM.

Andréia Claro Tavares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Assistente social, coautora; Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema  Público  de  Saúde  - UFSM/HUSM.

Fernanda Vianna Schmitt, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Fisioterapeuta; Residente do Programa de Residência  Multiprofissional Integrada  em  Gestão  e  Atenção  Hospitalar  no  Sistema  Público  de  Saúde  - UFSM/HUSM.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Pinno, C., Birrer, J. A., Santos, A. A. dos, Colpo, A. P. F., Tavares, A. C., & Schmitt, F. V. (2015). Acidente vascular encefálico: desafio para os gestores na rede de atenção à saúde. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(4), 667–677. https://doi.org/10.5902/2179769213768

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)