Contos infantojuvenis: uma prática lúdica de humanização para crianças hospitalizadas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769212071Palavras-chave:
Criança hospitalizada, Humanização da assistência, Desenvolvimento infantilResumo
Objetivo: compreender as reações das crianças hospitalizadas e de suas famílias ao ouvirem histórias infantis durante a execução do projeto de extensão e pesquisa: “Contos infantojuvenis: uma interface com a humanização do cuidado na hospitalização”. Método: estudo descritivo e qualitativo usando o método observacional. Participaram do estudo 12 crianças hospitalizadas e suas famílias. Os dados foram coletados por meio da observação participante e registros de campo; em seguida, foram analisados fazendo emergir três categorias. Resultados: houve a evidência de que as crianças apresentam diferentes reações ao ouvir as histórias como mudança no humor, na postura corporal e facial. Além disso, notou-se que a família da criança hospitalizada valoriza essa prática lúdica como um momento de alegria e entusiasmo. Conclusões: o estudo revela a necessidade de práticas lúdicas que humanizem o ambiente pediátrico e auxiliem a criança e sua família na hospitalização.
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