Percepções culturais de acadêmicos e enfermeiros sobre a sistematização da assistência de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211234

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Processos de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar as percepções de acadêmicos e enfermeiros sobre a sistematização da assistência de enfermagem em relação ao ensino e aplicabilidade. Método: estudo de caráter descritivo e delineamento de levantamento, com foco em aspectos subjetivos a partir da perspectiva cultural. Entrevistou-se 28 acadêmicos de enfermagem e 20 enfermeiros. Os relatos foram analisados segundo a análise temática dedutiva. Resultados: obteve-se as seguintes unidades temáticas: “A SAE como instrumento para o cuidado de qualidade”, “O ensino da SAE e o cuidado prestado” e “A aplicabilidade da SAE”. Conclusões: o ensino e a aplicação da SAE, no contexto estudado, ainda não conseguem produzir resultados almejados, tais como a melhora no dimensionamento de enfermagem e união entre a equipe, que facilitaria a execução da SAE na clínica. A participação efetiva dos docentes com domínio teórico e instrumental facilitaria a construção e aplicação dos processos de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Monteiro da Conceição, Universidade de São paulo, Ribeirão Preto, SP

Enfermeiro, Doutorando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo,Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Jeferson Santos Araujo, Universidade de São paulo, Ribeirão Preto, SP

Enfermeiro, Doutorando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo,Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Rafaela Azevedo Abrantes de Oliveira, Universidade de São paulo, Ribeirão Preto, SP

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Márcia Maria Fontão Zago, Universidade de São paulo, Ribeirão Preto, SP

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental, Professora Sênior da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade deSão Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Ralrizônia Fernandes Souza, Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental, Professor Titular da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade doEstado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Maria Odeise da Paixão Monteiro, Hospital geral em Tomé-Açu, Tomé Açu, PA

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Enfermeira Assistente da Maternidade de Tomé-Açu, Tomé-Açu, Pará, Brasil.

Aline Bento Neves, Hospital Adventista de Belém,Tomé-Açu, PA

Enfermeira, Especialista em Nefrologia. Enfermeira Assistente do Hospital Adventista de Belém, Belém, Pará, Brasil.

Viviane de Oliveira Gomes, Prefeitura Municipal de Capanema, Capanema, PR

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Enfermeira Assistente da Prefeitura Municipal de Capanema, Capanema, Pará, Brasil.

Michelle Pena Nery Luz, Escola Superior da Amazônia, Belém, PA

Enfermeira, Especialista em Nefrologia eAdministração Hospitalar. Professora da Escola Superior da Amazônia, Belém,Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Conceição, V. M. da, Araujo, J. S., Oliveira, R. A. A. de, Zago, M. M. F., Souza, R. F., Santana, M. E. de, Monteiro, M. O. da P., Neves, A. B., Gomes, V. de O., & Luz, M. P. N. (2014). Percepções culturais de acadêmicos e enfermeiros sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 378–388. https://doi.org/10.5902/2179769211234

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.