Dossiê Temático Jogos e Gamificação aplicados à Educação

Objetivo

O objetivo do dossiê é reunir trabalhos voltados, especificamente, ao desenvolvimento e uso de jogos e gamificação em ambientes educacionais formais e não formais, proporcionando um espaço para trocas de conhecimentos entre pesquisadores da área, bem como interessados pelo assunto. São encorajadas submissões que envolvam pesquisas científicas sobre as temáticas, relatos de experiência do uso de jogos e estratégias de gamificação na educação, bem como análise de tecnologias educacionais usadas para o desenvolvimento de jogos e ou ambientes gamificados. Destaca-se que os trabalhos podem abordar o uso de jogos e gamificação em suas mais variadas plataformas, sejam elas digitais, não-digitais (jogos analógicos, por exemplo, como cartas, tabuleiro, RPG de mesa, entre outros) ou híbridas (com o uso de realidade aumentada, por exemplo).


Tópicos

Esse dossiê inclui os seguintes tópicos, sem estar limitado a eles:
— Aprendizagem baseada em jogos
— Jogos e gamificação na educação infantil
— Jogos e gamificação na educação básica
— Jogos e gamificação no ensino superior
— Jogos e gamificação na educação a distância
— Jogos e gamificação no ensino remoto
— Jogos e gamificação no ensino híbrido
— Jogos e gamificação na educação inclusiva
— Jogos Sérios (serious games)
— Mundos Virtuais como plataformas para o desenvolvimento de jogos ou ambientes gamificados
— Design de jogos
— Metodologias/modelos de processos/abordagens para o projeto de jogos educacionais ou estratégias de gamificação
— Design instrucional/Design educacional para jogos e estratégias de gamificação
— Avaliação de jogos educacionais
— Avaliação de estratégias de gamificação
— Avaliação do processo de ensino aprendizagem a partir de jogos
— Avaliação do processo de ensino aprendizagem a partir de estratégias gamificação
— Análise de ambientes/ferramentas/plataformas para o desenvolvimento de jogos ou ambientes gamificados

 

Datas importantes

— Prazo para submissões (Prorrogado!): até 07 de novembro
— Previsão de publicação: dezembro de 2022

 

Organizadores do dossiê

— Giliane Bernardi - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - PPGTER da UFSM.
— João Ricardo Bittencourt - Coordenador do Curso de Graduação em Jogos Digitais da Unisinos e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Unisinos.
— Ricardo Frohlich da Silva - Coordenador do Curso de Graduação em Jogos Digitais da UFN.