Consumo de água potável em atividades domésticas por discentes do município de Afuá, região Amazônica, Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130830085

Palavras-chave:

Água, Uso, Amazônia, Afuá, Pará

Resumo

A água é um recurso natural fundamental para todas as formas de vida existentes na Terra. No entanto, de toda água existente no planeta, menos de 3% é doce, e deste percentual apenas 0,01% é utilizado para o consumo humano e de outros seres vivos. Nesse sentido, há constante preocupação, quanto à qualidade e a quantidade disponível deste recurso. Neste trabalho objetivou-se analisar o volume de água potável utilizado em atividades domésticas por discentes do município de Afuá (PA). A coleta dos dados foi realizada em julho de 2014. Participaram da pesquisa 46 discentes do Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Ambiental. Estes preencheram uma tabela conforme o consumo diário de água em suas atividades domésticas. Posteriormente os dados foram analisados estatisticamente através da frequência relativa do consumo total de água em litro por habitantes nas residências. Os resultados mostraram que o maior gasto de água, entre as atividades diárias, foi durante o banho, seguido por lavagem de roupa. Portanto, o ato de tomar banho, é atividade que mais utiliza água potável nos domicílios dos discentes. As simples mudanças de hábitos no cotidiano podem representar o uso sustentável de um recurso tão importante como a água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Calebe Maia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Amazônia (2015). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, Peixes, Crustáceos (Caranguejo-uçá e Camarão-da-amazônia) e Pesca Artesanal.

Fabrício Lemos de Siqueira Mendes, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Realizou Estágio Doutoral no Museu Nacional de História Natural de Lisboa (MNHN) e no Museu Zoológico de História Natural (MZHN) da Universidade de Coimbra, em Portugal. Possui Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Evangelische Hochschule (Freiburg in Breisgau, Alemanha) pela CAPES/DAAD. Participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa: Biodiversidade, Gestão dos Recursos Naturais e Sociedade no Escudo das Guianas, da UFPA. Atualmente é Professor e Pesquisador da Faculdade de Turismo (FACTUR) do Instituto de Ciências Sociais e Aplicada (ICSA) da UFPA. Tem experiência na Docência do Ensino Superior em Ecoturismo, Biologia Geral e Educação.

Mauro Márcio Tavares Silva, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação do Pará, professor titular da Universidade da Amazônia e professor titular - UNESPA - Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:Ecologia Aquática, Amazônia, Manguezais, Caranguejo-uçá, Plâncton e Pesca.

Ricardo Bentes Kato, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Doutor em Engenharia pelo PRODERNA-UFPA (Programa de Doutorado de Recursos Naturais da Amazônia). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Administração Pública. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará. Professor do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Pará. Foi: Professor efetivo do IFPA (Instituto Federal do Pará), Professor Substituto da UFPA do curso de Engenharia Civil, Professor da Graduação e da Pós-Graduação de Faculdades particulares e Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no curso de Engenharia de Produção. Diversos trabalhos orientados (Graduação e Pós-Graduação). Diversas participações em bancas de TCC´s. Consultor em qualidade e planejamento, tendo trabalhos profissionais desenvolvidos em certificações em ISO e PBQP-H.

Referências

AOYAMA, E. S.; SOUZA, I. A. S.; FERRERO, W. B. Análise de consumo e desperdício de água em atividades diárias por alunos da UNICAMP. Revista Ciências do Ambiente. 2007;3(2):15-20.

BARRETO, D. Perfil do consumo residencial e usos finais da água. Ambiente Construído, Porto Alegre. 2008;8(2):23-40.

BACCI, D. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos avançados. 2008;22(63):211-226.

BRASIL, LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. [cited 2016 mar 21]: http://www.mma.gov.br/legislacao/agua/category/116-recursos-hidricos.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. 160 p. [cited 2016 mar 21]: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

FASOLA, G. B.; GHISI, E.; MARINOSKI, A. K.; BORINELLI, J. B. Potencial de economia de água em duas escolas em Florianópolis, SC. Ambiente Construído, Porto Alegre. 2011;11(4):65-78.

FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI FILHO, E. A importância do oxigênio dissolvido em sistemas aquáticos. Química Nova na Escola. 2005;22:10-16.

IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades, Pará, Afuá. [cited 2016 mar 21]: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=150030&search=||infogr %E1ficos:-informa%E7%F5es-completas

LIMA, J.A.; DAMBROS, M.V.R.; ANTONIO, M. A. P. M.; JANZEN, J.G.; MARCHETTO, M. Potencial da economia de água potável pelo uso de água pluvial: análise de 40 cidades da Amazônia. Eng Sanit Ambient. 2011;16(3):291-298.

NINOMIYA, G. A.; KELLNER, ERICH.; AKUTSU, J. Análise comparativa do consumo de água de dois Bairros da Cidade de São Carlos (SP). Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades. 2013;1(5):107-122.

PMGIRS, PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PMGIRS – AFUÁ PARÁ, 2015. [cited 2016 mar 21] http://www.prefeituradeafua.com.br.

SELBORNE, L. A Ética do Uso da Água Doce: um levantamento. Brasília. UNESCO, 2001. 80p.

SOUZA, D.P.; SANTOS, R. K.; SANTOS, R. F. Estimativa do consumo de água em restaurantes na cidade de Cascavel – PR. Acta Iguazu, Cascavel. 2012;1(3):50-63.

TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estudos avançados. 2008;22(63).

VASCONCELOS, V. M. M.; SOUZA, C. F. Caracterização dos parâmetros de qualidade da água do manancial Utinga, Belém, PA, Brasil. Ambi-Agua, Taubaté. 2011;6(2)305-324.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Maia, C., Mendes, F. L. de S., Silva, M. M. T., & Kato, R. B. (2018). Consumo de água potável em atividades domésticas por discentes do município de Afuá, região Amazônica, Pará, Brasil. Revista Monografias Ambientais, 16(2), 80–84. https://doi.org/10.5902/2236130830085

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS