Água e educação ambiental: atividade didática em uma estação de tratamento de água

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130829357

Palavras-chave:

Água, Educação ambiental, Atividade didática

Resumo

A pesquisa “Água e Educação Ambiental: Atividade didática em uma Estação de Tratamento de Água” avaliou o efeito da atividade didática de visitação de estudantes do quarto ano do ensino fundamental da Escola Imaculada Conceição de Dois Irmãos/RS a uma ETA como ferramenta de auxílio nas aprendizagens relativas à educação ambiental. Trata-se de um estudo de caso, com pesquisa de natureza quantitativa, ao quantificar as respostas obtidas no questionário, na avaliação diagnóstica e no pós-teste em porcentagens e qualitativa ao analisar o tipo de resposta dada e a atividade realizada. Os resultados indicaram que atividades didáticas como a realizada nesta pesquisa, podem contribuir para o processo de aprendizagem, potencializando o entendimento de conceitos e conteúdos relacionados à água e, ainda, auxiliar na sensibilização e multiplicação das concepções aprendidas.

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Biografia do Autor

Luís Felipe Silveira, Universidade La Salle, Canoas, RS

Discente de Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais (Universidade LaSalle (2017-2018). Especialista em Educação Ambiental EAD na UFSM (2017). Possui graduação em Química Licenciatura e Bacharelado pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2013/14). Atualmente é técnico químico da Companhia Riograndense de Saneamento. Tem experiência na área de Química, Saneamento Ambiental e Ensino de Química.

Toshio Nijishima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Leciona as disciplinas de hidráulica e recursos hídricos nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Atua, também em Educação Ambiental, na área de água e solo, na modalidade de curso presencial e de curso à distância. Exerce o cargo de Coordenador do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2018-10-05

Como Citar

Silveira, L. F., & Nijishima, T. (2018). Água e educação ambiental: atividade didática em uma estação de tratamento de água. Revista Monografias Ambientais, 16(1), 1–13. https://doi.org/10.5902/2236130829357

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS