A aquariofilia como ferramenta de educação ambiental para conservação da biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084613Palabras clave:
Educação Ambiental, Aquariofilia, Parâmetros da Água, Biodiversidade, ConscientizaçãoResumen
O presente artigo pretende mostrar como a aquariofilia pode ser uma relevante ferramenta para Educação Ambiental, um hobby que vem expandindo progressivamente no Brasil. O aquarismo, como forma de diversão, trabalho ou pesquisa, permite a observação direta dos incontáveis mistérios da natureza submarina, ao mesmo tempo que analisa a diversificada maneira de vida das espécies que nela habitam. Os conceitos teóricos das condições ambientais existentes na natureza e eventuais transformações ocorridas no meio artificial, permite ao aquarista ampliar seus conhecimentos, adquirindo noções suficientes e, ainda, presta-lhe aptidão necessária para proporcionar o ambiente adequado as exigências vitais dos seres aquáticos. A aquariofilia na Educação Ambiental, visa a pesquisa pura e aplicada na manutenção e reprodução de organismos aquáticos em sistemas semi-fechados em associação com a preservação do meio ambiente através de atividades de repovoamento e reintrodução de organismos, bem como a conscientização da população, para a conservação da biodiversidade. Ainda, a aquariofilia pode colaborar com o ensino de parâmetros químicos, físicos e biológicos da água.
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