A aquariofilia como ferramenta de educação ambiental para conservação da biodiversidade

Autores/as

  • Vinicius Ferreira Ardel Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP
  • Solange Alves Duarte dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084613

Palabras clave:

Educação Ambiental, Aquariofilia, Parâmetros da Água, Biodiversidade, Conscientização

Resumen

O presente artigo pretende mostrar como a aquariofilia pode ser uma relevante ferramenta para Educação Ambiental, um hobby que vem expandindo progressivamente no Brasil. O aquarismo, como forma de diversão, trabalho ou pesquisa, permite a observação direta dos incontáveis mistérios da natureza submarina, ao mesmo tempo que analisa a diversificada maneira de vida das espécies que nela habitam. Os conceitos teóricos das condições ambientais existentes na natureza e eventuais transformações ocorridas no meio artificial, permite ao aquarista ampliar seus conhecimentos, adquirindo noções suficientes e, ainda, presta-lhe aptidão necessária para proporcionar o ambiente adequado as exigências vitais dos seres aquáticos. A aquariofilia na Educação Ambiental, visa a pesquisa pura e aplicada na manutenção e reprodução de organismos aquáticos em sistemas semi-fechados em associação com a preservação do meio ambiente através de atividades de repovoamento e reintrodução de organismos, bem como a conscientização da população, para a conservação da biodiversidade. Ainda, a aquariofilia pode colaborar com o ensino de parâmetros químicos, físicos e biológicos da água.

 

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Publicado

2012-03-12

Cómo citar

Ardel, V. F., & Santos, S. A. D. dos. (2012). A aquariofilia como ferramenta de educação ambiental para conservação da biodiversidade. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1238–1243. https://doi.org/10.5902/223613084613

Número

Sección

ARTIGOS