Percepção ambiental de alunos da modalidade de educação de jovens e adultos em assentamento rural

Autores

  • Cristiano Cunha Costa Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE
  • Maria Vanda dos Santos Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818063

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Educação ambiental, Assentamento rural, Estudantes

Resumo

O  presente trabalho teve como objetivo objetivo conhecer a percepção ambiental dos alunos da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Assentamento Rural Moribundo município de Tobias Barreto – SE, no sentido de promover a sensibilidade dos indivíduos, estimulando a mudança de hábitos, costumes e valores, estimulando a relação harmônica entre o homem e o meio ambiente e a qualidade de vida. Para isso, foi aplicado um questionário semi-estruturado com os alunos, abrangendo perguntas a respeito do perfil dos estudantes e percepção ambiental. Percebeu-se que a maioria dos estudantes nunca participaram de um projeto de educação ambiental, porém tem interesse em participar e que a escola não realiza atividades de educação ambiental. Portanto, a escola deve adotar projetos de educação ambiental como forma de envolver a participação dos estudantes na discussão dos problemas identificados pelos mesmos durante o estudo, no sentido de procurar alternativas de minimizar tais problemas ambientais oriundos da ação antrópica.

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Biografia do Autor

Cristiano Cunha Costa, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Recursos Hídricos e Educação Ambiental pela USP/São Carlos. Mestre pelo Núcleo de Pós-Graduação em Estudos e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe e Coordenador de Flora do Núcleo de Educação Ambiental do Pelotão de Polícia Militar Ambiental do Estado de Sergipe. Atua nas áreas: educação e percepção ambiental, qualidade e monitoramento participativo da água, metodologia da pesquisa-ação-participante.Tem experiência em produção de mudas florestais, recuperação de áreas degradadas, recuperação de matas ciliares e legislação ambiental.

Maria Vanda dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2015-08-17

Como Citar

Costa, C. C., & Santos, M. V. dos. (2015). Percepção ambiental de alunos da modalidade de educação de jovens e adultos em assentamento rural. Revista Monografias Ambientais, 14(2), 202–219. https://doi.org/10.5902/2236130818063

Edição

Seção

TRABALHOS DE GRADUAÇÃO