A leitura do espaço urbano-ambiental por meio do diálogo de saberes

Autores/as

  • Raimunda Gomes Soares Silva Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Nícolas Guerra Rodrigues Tão Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Alexandre da Silva Faustino Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Mayara Herrmann Ruggiero Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130817321

Palabras clave:

Educação ambiental, Soluções ambientais, Inserção no espaço urbano

Resumen

Os problemas ambientais urbanos são o produto da relação entre o meio natural e a cidade, sendo que qualquer intervenção deve passar pela dimensão social. A busca do desenvolvimento sustentável envolve a apropriação pelo indivíduo do meio em que se insere, possibilitando um despertar para as mudanças sociais necessárias. Este trabalho buscou identificar a percepção ambiental de crianças da ONG Associação de Amigos “São Pedro Julião Eymard” (ASPE), no município de São Carlos-SP, e construir a interface entre os conhecimentos científicos, relativos às questões ambientais da região, com a visão dos participantes sobre tais questões, buscando a elaboração de soluções coletivas. Realizaram-se diferentes atividades ao longo de três encontros para despertar um olhar crítico nas crianças sobre os problemas ambientais de seus bairros. Com o projeto constatou-se um maior sentido de responsabilidade das crianças sobre seu espaço, ampliação da percepção ambiental, e tomada de consciência sobre os problemas existentes e necessidade de melhorias.

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Biografía del autor/a

Raimunda Gomes Soares Silva, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão e graduação em Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Também pela Federal de São Carlos tem Especialização em Educação Ambiental e Mestrado em Ciências Ambientais. Professor licenciado da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem desenvolvido pesquisas na área de ecologia de redes de interação planta polinizador e ecologia da polinização junto ao departamento de Ciências Ambientais onde atualmente cursa doutorado.

Nícolas Guerra Rodrigues Tão, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Bacharel em Gestão e Análise Ambiental na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde se envolveu por meio do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) em projetos de pesquisa e extensão aplicados ao planejamento ambiental urbano, diagnóstico socioambiental, ecologia de populações aplicada a restauração ecossistêmica, educação ambiental e geoprocessamento. Vencedor do Prêmio Jovem Cientista, CNPq em 2013. Mestre em Engenharia Urbana pelo PPGEU (UFSCar), onde desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Gestão do Ambiente Urbanizado (GestAU) a dissertação intitulada "Diretrizes para a elaboração de projetos urbanos de impacto ambiental reduzido: aplicação no município de São Carlos, SP", entre outras pesquisas nos temas de gestão e planejamento ambiental urbano. Atualmente mestrando em Planejamento Urbano e Regional (Especialidade em Estudos Urbanos) pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM), Madrid, Espanha.

Alexandre da Silva Faustino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Possui bacharelado em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014), no qual desenvolveu pesquisas e atividades de extensão nas áreas de ecologia de populações aplicada à restauração de ecossistemas, gestão de conflitos socioambientais, geoprocessamento e planejamento ambiental urbano. Concluiu o mestrado em Engenharia Urbana pela mesma instituição com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde desenvolveu pesquisas sobre gestão ambiental urbana, planejamento urbano ambientalmente sustentável, recursos hídricos no meio urbano e Water Sensitive Urban Design. Completou um segundo mestrado em Planejamento Urbano e Territorial pela Universidade Politecnica de Madrid, Espanha, como bolsista do Instituto Elektro Brasil. Atualmente é doutorando em Estudos Globais, Urbanos e Socias na RMIT University, Australia, e tem como interesses de pesquisa a governança de águas urbanas, processos participativos e dinâmicas de poder.

Mayara Herrmann Ruggiero, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Possui graduação em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2017). 

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora Titular/Senior do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde coordena o LEA - Laboratório de Educação Ambiental. É bióloga (1982) com Mestrado em Ecologia (1988), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (1993) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003-2004). É pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, PPG em Ciências Ambientais e PPG Mestrado Profissional em Conservação da Fauna, da UFSCar. De 1997 a 2010 foi credenciada no PPG em Ciências da Engenharia Ambiental, EESC/USP. É líder do GEPEA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental) desde 1998. Orientou 18 dissertações de mestrado e 20 teses de doutoramento (concluídas) e 2 teses de doutoramento e 1 dissertações de Mestrado estão em andamento. Foi coordenadora da CEMA ? Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente ? UFSCar no período de 1996-1998. Foi coordenadora do Programa de Educação Ambiental (PEAm) da CEMA/UFSCar entre 1996-2001 e 2009-2010. Faz parte do corpo de editoras/es do periódico Pesquisa em Educação Ambiental (ISSN 1980-1165 - impressa e 2177-580X - on-line), grupo de pesquisadoras/es da UFSCar, USP e UNESP que promovem bianualmente os EPEAs ? Encontros de Pesquisa em EA. Participa do Conselho Editorial de periódicos internacionais como International Journal of Sustainability in Higher Education e International Journal of Environment and Sustainable Development. Participa como revisora de artigos submetidos à publicação na área de educação ambiental. Colabora nos cursos de Especialização em Gestão Ambiental (UFSCar) e Educação Ambiental e Recursos Hídricos (CRHEA/EESC/USP). Pertence a diversas redes de EA: Rede de EA de São Carlos (REA-São Carlos), REPEA, REBEA e RUPEA (Rede Universitária de Programas e EA para Sociedades Sustentáveis). Participa do movimento ambientalista desde 1979, pela APASC (Associação para Proteção Ambiental de S.Carlos). Participou de projetos internacionais como o da Rede ACES - Ambientalização Curricular no Ensino Superior e do projeto luso-brasileiro Ciência como cultura: implicações na comunicação científica. Coordenou, em parceria com o CDCC/USP o projeto Viabilizando a Utopia, financiado pelo FNMA (Fundo Nacional de Meio Ambiente) do CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região), voltado para a formação de educadoras/es ambientais populares (2005-2011). Coordenou o projeto Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade: o papel dos predadores de topo de cadeia (CNPq/SISBIOTA - 2011-2014). Ganhadora do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente outorgado pela Câmara de Vereadores de São Carlos, edição 2010.

Citas

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SOARES, R. G. S. Proposta de intervenção em educação ambiental no bairro: Parque Residencial Douradinho. Monografia – Curso de Especialização em Educação Ambiental – Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, 2008.

Publicado

2015-10-28

Cómo citar

Silva, R. G. S., Tão, N. G. R., Faustino, A. da S., Ruggiero, M. H., & Oliveira, H. T. de. (2015). A leitura do espaço urbano-ambiental por meio do diálogo de saberes. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 272–287. https://doi.org/10.5902/2236130817321

Número

Sección

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS