The collaborative design of environmental improvements through knowledge dialogue

Authors

  • Raimunda Gomes Soares Silva Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Nícolas Guerra Rodrigues Tão Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Alexandre da Silva Faustino Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Mayara Herrmann Ruggiero Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130817321

Keywords:

Informal environmental education, Human-environment interactions, Urban space and environment

Abstract

Urban environmental problems are the product of the relationship between the natural environment and the city, and that action must go through the social dimension. The pursuit of sustainable development involves acquisition by the individual of the environment in which it operates, allowing an awakening to the necessary social changes. This study aimed to identify environmental awareness in children of the NGO Associação de Amigos "São Pedro Julião Eymard" (ASPE), in São Carlos-SP, and build the interface between scientific knowledge on environmental issues in the region, with the view of the participants on these issues, seeking the development of collective solutions. There were different activities over three meetings to awaken a critical eye on children on the environmental problems of their neighborhoods. With the project we found a greater sense of responsibility of children on their space, expansion of environmental awareness, and awareness of the problems and need for improvement.

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Author Biographies

Raimunda Gomes Soares Silva, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão e graduação em Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Também pela Federal de São Carlos tem Especialização em Educação Ambiental e Mestrado em Ciências Ambientais. Professor licenciado da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Nícolas Guerra Rodrigues Tão, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Bacharel em Gestão e Análise Ambiental na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde se envolveu por meio do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) em projetos de pesquisa e extensão aplicados ao planejamento ambiental urbano, diagnóstico socioambiental, ecologia de populações aplicada a restauração ecossistêmica, educação ambiental e geoprocessamento. Vencedor do Prêmio Jovem Cientista, CNPq em 2013. Mestre em Engenharia Urbana pelo PPGEU (UFSCar), onde desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Gestão do Ambiente Urbanizado (GestAU) a dissertação intitulada "Diretrizes para a elaboração de projetos urbanos de impacto ambiental reduzido: aplicação no município de São Carlos, SP", entre outras pesquisas nos temas de gestão e planejamento ambiental urbano. Atualmente mestrando em Planejamento Urbano e Regional (Especialidade em Estudos Urbanos) pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM), Madrid, Espanha.

Alexandre da Silva Faustino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Possui bacharelado em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014), no qual desenvolveu pesquisas e atividades de extensão nas áreas de ecologia de populações aplicada à restauração de ecossistemas, gestão de conflitos socioambientais, geoprocessamento e planejamento ambiental urbano. Concluiu o mestrado em Engenharia Urbana pela mesma instituição com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde desenvolveu pesquisas sobre gestão ambiental urbana, planejamento urbano ambientalmente sustentável, recursos hídricos no meio urbano e Water Sensitive Urban Design. Completou um segundo mestrado em Planejamento Urbano e Territorial pela Universidade Politecnica de Madrid, Espanha, como bolsista do Instituto Elektro Brasil. Atualmente é doutorando em Estudos Globais, Urbanos e Sociais na RMIT University, Australia, e tem como interesses de pesquisa a governança de águas urbanas, processos participativos e dinâmicas de poder.

Mayara Herrmann Ruggiero, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Possui graduação em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2017). 

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora Titular/Senior do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde coordena o LEA - Laboratório de Educação Ambiental. É bióloga (1982) com Mestrado em Ecologia (1988), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (1993) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003-2004). É pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, PPG em Ciências Ambientais e PPG Mestrado Profissional em Conservação da Fauna, da UFSCar. De 1997 a 2010 foi credenciada no PPG em Ciências da Engenharia Ambiental, EESC/USP.

References

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Published

2015-10-28

How to Cite

Silva, R. G. S., Tão, N. G. R., Faustino, A. da S., Ruggiero, M. H., & Oliveira, H. T. de. (2015). The collaborative design of environmental improvements through knowledge dialogue. Monografias Ambientais, 15(1), 272–287. https://doi.org/10.5902/2236130817321

Issue

Section

ENVIRONMENTAL EDUCATIVE PRACTICES