Uma análise da contextualização na perspectiva CTSA sob a ótica do professor de química
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130810994Palabras clave:
Contextualização, CTSA, Perfil do professorResumen
A abordagem do ensino de química contextualizado no enfoque CTSA é um ponto complexo e significativo que orienta sujeitos para a sociedade. Essa proposta objetivou sondar o perfil dos professores, suas condições de trabalho, e suas concepções sobre a contextualização. A pesquisa foi realizada mediante aplicação de um questionário semiestruturado, em 18 professores da rede pública estadual e privada da cidade de Santa Maria, RS. Na análise dos dados, pode-se inferir que os professores são do sexo feminino, com mais de cinco anos de atuação profissional, com especialização, trabalham em uma escola, com mais de duas horas para planejamento das aulas e fazem curso de capacitação uma vez por ano. A maioria delas associa a contextualização com o dia-a-dia. As dificuldades encontradas pela maioria são a falta de tempo e motivação por parte dos alunos.
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