Igreja católica: uma educadora ambiental?

Authors

  • Tânia Mara de Bastiani Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Rafael Sanches Guerra Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084207

Keywords:

Educação ambiental, Igreja católica, Campanha da Fraternidade

Abstract

Partindo-se do tema “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme com dores de parto”, a campanha da fraternidade 2011 lançada pela igreja católica no Brasil destaca as consequências, principalmente, aos pobres, das mudanças climáticas. Assim, este trabalho tem como objetivo discutir se a igreja católica pode ser uma educadora ambiental e, descrever o contexto do surgimento da preocupação dela com os problemas sociais através do movimento da teologia da libertação. O trabalho consiste de uma revisão bibliográfica envolvendo duas correntes da Educação Ambiental, a comportamental e a popular, onde se procura destacar em qual delas o objetivo geral, específicos e estratégias lançadas  pela campanha da fraternidade 2011 se enquadram. Além disso, se procura descrever sobre a mudança de perspectiva assumida pela igreja na América Latina, desde a década de 1950, – através da I Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM), criada em 1955, após o Congresso Eucarístico do Rio de Janeiro; do Concilio Vaticano II (1962-1965) de Roma; e, da II CELAM de  Medelín (1968). Após descrever as características da Educação Ambiental comportamental e popular e o contexto de preocupação da igreja com as questões sociais, conclui-se que o objetivo geral, específicos e as estratégias da campanha da fraternidade 2011 lançados pela igreja católica brasileira se enquadram na corrente comportamental. Isto se dá, pois ela compreende a educação como agente atuante na conscientização subjetiva das pessoas quanto a sua postura em relação ao meio ambiente. Com esta postura, ela se afasta da corrente da Educação Ambiental popular, por não considerar a educação como agente formadora de indivíduos que intervém na realidade em que estão inseridos e que, portanto, a mudança de atitude em  relação ao meio ambiente não depende apenas de alterações subjetivas, mas da transformação da sociedade em que vivemos. Portanto, à campanha da fraternidade 2011, ao priorizar pela conscientização dos indivíduos em relação ao meio ambiente, caracteriza a igreja católica brasileira como educadora ambiental comportamental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tânia Mara de Bastiani, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Licenciada em Filosofia e Pós-graduanda do curso de especialização em Educação Ambiental – UFSM

Rafael Sanches Guerra, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Publicitário e Pós-graduando do curso de especialização em Educação Ambiental – UFSM

References

BEZERRA, Emanuela A.; DELGADO, Lucília de A. N.; OLIVEIRA, Virgílio C. (Júnior) de. “Do humanismo cristão à práxis política de oposição a ditadura: memória de uma experiência dominicana”. Disponível em: www.fiocruz.br/ehosudeste/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?siol=16. Acesso em: 1 de set. 2011

BOFF, Leonardo; REGIDOR, José Ramos; BOFF, Clodovis. A teologia da Libertação: balanços e perspectivas. São Paulo: Ática, 1996.

CATÃO, Francisco A.C. O que é Teologia da Libertação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DELGADO, Lucília de A. N.; PASSOS, Mauro. “Catolicismo: direitos sociais e direitos humanos (1960-1970)”. In. FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de A. N. (orgs.). O Brasil Republicano. Volume 4: O tempo da ditadura: Regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

LOVATO, Fernanda F. de A. “A Teologia da Libertação na América Latina e suas manifestações em Santa Maria-RS”. In. QUEVEDO, Júlio; IOKOI, Zilda Márcia Grícoli (orgs.). Movimentos Sociais na América Latina: desafios teóricos em tempos de globalização. Santa Maria: MILA-CCSH, 2007.

MOURA, Carvalho, Isabel Cristina de. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Acesso em: http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=26&PHPSESSID=2992afb2cd65c8594faad2ff286459fc. Disponível em: 6 de setembro de 2011.

REGAN, David. Igreja para a Libertação: Retrato pastoral da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1986.

ROUQUIÉ, Alain. “Igreja e Igrejas”. In: O extremo-ocidente: introdução à América Latina. São Paulo: EDUSP, 1991.

Texto base da campanha da fraternidade 2011. Disponível em: http://cnsfsc.com.br/userfiles/file/textobasecf_2011.pdf. Acesso em 06 de setembro de 2011.

Published

2012-01-23

How to Cite

Bastiani, T. M. de, & Guerra, R. S. (2012). Igreja católica: uma educadora ambiental?. Monografias Ambientais, 5(5), 958–964. https://doi.org/10.5902/223613084207