Percepção ambiental de docentes em escola rural no estado de Sergipe

Autores

  • Cristiano Cunga Costa Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE
  • Paulo Sergio Maroti Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613087485

Palavras-chave:

Mapas mentais, Landmarks, Recurso hídrico

Resumo

A questão ambiental torna-se ainda mais presente a cada dia, diante da pressão humana sobre os recursos ambientais. Dessa maneira, torna-se necessário o estudo da percepção ambiental, como ferramenta de educação ambiental, favorecendo uma discussão sobre a temática ambiental de forma interdisciplinar. Para isso, foram entregues 2 folhas de papel branco, sendo solicitado o desenho da situação atual da barragem e como estaria a barragem daqui a 10 anos. Em seguida, no verso da folha, comentassem sobre os desenhos. Foram observados, como situação atual, mapas mentais com landmarks associados à irrigação, consumo doméstico, às atividades turísticas desenvolvida na barragem em bares e meios de transporte, com a presença de animais, sem vegetação ciliar, de água de coloração escura e sem infra-estrutura para atender a demanda de visitação. Com relação à situação da barragem daqui dez anos, observou-se landmarks tipicamente de um ambiente em harmonia com o ser humano. Observa-se uma água limpa, com peixes, vegetação ciliar e a figura humana unida em favor do meio ambiente. Por outro lado, nota-se landmarks com perfis pessimistas, devido ao uso abusivo dos recursos naturais, o descaso e a falta de consciência das pessoas, como possíveis causas do ambiente desequilibrado. Portanto, é evidente a preocupação com a barragem em estudo, tanto com a sua situação atual como também com sua situação futura, destacando-se a necessidade de adoção de estratégias de recuperação e preservação do recurso hídrico.

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Biografia do Autor

Cristiano Cunga Costa, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE

Engenheiro Florestal (UFS), Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (USP), Mestre em Agroecossistemas (UFS)

Paulo Sergio Maroti, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE

Prof. Adjunto, UFS

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Publicado

2013-04-07

Como Citar

Costa, C. C., & Maroti, P. S. (2013). Percepção ambiental de docentes em escola rural no estado de Sergipe. Revista Monografias Ambientais, 11(11), 2379–2388. https://doi.org/10.5902/223613087485