Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço

Autores

  • Igor Andrei Coelho Mafaldo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
  • Ana Luiza Coiro Moraes Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083314

Palavras-chave:

Propaganda, Comunicação, Política, Persuasão, Ciberespaço

Resumo

O presente estudo dispõe-se a refletir sobre as relações entre a atual propaganda política e a propaganda nazista, baseada esta última nos princípios propagandísticos criados por Joseph Goebbels, aliados a técnicas e meios de comunicação em massa e adotados como referência no campo da comunicação social. Neste sentido, partindo destes princípios propagandísticos, foram consideradas neste trabalho as estratégias implantadas na propaganda política nazista, bem como os discursos políticos dos candidatos a presidência do Brasil José Serra e Dilma Rousseff inseridos no ciberespaço. Portanto, objetiva-se neste estudo reconhecer os princípios de persuasão persistentes e aplicados na política atual, centrando na comunicação veiculada na internet, um dos meios de comunicação mais dominantes no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDÉ, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

ARENT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras. 1989.

AZAMBUJA, Darcy. Introdução à Ciência Política. São Paulo: Globo, 1999.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. Arte dos Regimes Totalitários do Século XX: Rússia e Alemanha. São Paulo: Annablume, 2008.

CARDOSO, Fernando Henrique. A Arte da Política – A História que Vivi. Rio de Janeiro: Record, 2006.

CARDOSO, Gustavo Alberto Leitão Seabra. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro: FGV. 2007.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: JZE, 2003.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008. comunicação. São Paulo: Senac-SP, 2003.

CONEGLIAN, Olivar. Propaganda Eleitoral – De acordo com o Código Eleitoral e com a lei 9.504/97. Curitiba: Juruá, 2010.

COUTO, Sérgio Pereira. Dossiê Hitler. São Paulo: Universo dos Livros, 2007.

DIEHL, Paula. Propaganda e persuasão na Alemanha Nazista. São Paulo: Annablume, 1996.

DIZARD, Jr; WILSON, Jorge; QUEIROGA, Tony. A nova mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda. 1998.

DOMENACH, J. M. A propaganda política. São Paulo: Difel, 1955.

DONSBACH, Wolfgang. The role of polls in a Democracy. Wapor Newsletter. 1995.

DUARTE, Jorge; BARROS Antônio. (org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

FERREIRA, Dina Maria Martins. Não pense, veja: o espetáculo da linguagem no palco do Fome Zero. São Paulo: Annablume. 2006.

FILHO, João Freire; HERSCHMANN, Micael. Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad. 2007.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 1989.

FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/especial/2010/eleicoes. Acesso em: 31 de outubro de 2010.

FRANCO, Alberto Silva. Crimes Hediondos. São Paulo: Revista dos tribunais. 2005.

FREITAS, Marcos Cezar de; SOUZA, Laura De Mello. Historiografía brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto. 1998.

FULGENCIO, Paulo Cesar. Glossário Vade Mecum. Rio de Janeiro: Mauad. 2007.

GIBSON, Willian. Neuromancer. New York: Ace Books. 1984.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GLOBO.COM. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/06/orkut-segue-lider-no-brasil-twitter-e-facebook-empatam.html. Acesso em: 1 de Agosto de 2010.

GOLIN, Cida.; ABREU, João Batista. Batalha sonora: o radio e a Segunda Guerra Mundial. Porto Alegre: Edipucrs, 2006.

GOMES, Neusa Demartini. Formas persuasivas de comunicação política: propaganda política e publicidade eleitoral. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

GORE, Alberto. O Ataque a Razão. São Paulo: Manole, 2007.

HITLER, Adolf. Minha luta. São Paulo: Mestre Jou, 1962.[1929].

HOURDAKIS, Antoine. Aristóteles e a Educação. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 2001. Disponível em: http://www.midia.madriproducoes.com.br/convergencia/. Acesso em: 18 de novembro de 2010.

ITEN, Marco; KOBAYASHI, Sérgio. Eleição: vença a sua! As boas técnicas do marketing político. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KEANE, John. Public Life and Late Capitalism. Cambridge: Cambridge University Press. 1984.

KUNTZ, Ronald A. Marketing Político: Manual de campanha eleitoral. São Paulo: Global, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

LIPPMANN, Walter. Public Opinion. New York: Free Press Paperbacks, 1997.

LIPPMANN, Walter. The Phantom Public. New Jersey: Transaction Publishers, 2007.

MANHANELLI, Carlos Augusto. Marketing pós-eleitoral: técnicas de marketing para um mandato de sucesso. São Paulo: Summus, 2004.

MANVELL, R. e FRAENKEL, H. Goebbels. Lisboa: Aster. 1967.

MARTINS, Zeca. Propaganda é Isso aí. São Paulo: Futura, 2002.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org.). Práticas de formação de professores. Maceió: UFAL, 2008.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2005.

MOREIRA, Elizabeth Huber. A mídia e o exercício do poder na atualidade. Santa Cruz o Sul: EDUNISC, 2002.

NETO, Angelo Franzão. Midialização: o poder da mídia. São Paulo: Nobel. 2006.

OLIVEIRA, Lucio Sergio Porto. Informação ou propaganda? O que recebemos? O que percebemos? Brasília: Thesaurus, 1996.

PAGANI, Elaine Adelina. O direito de propriedade e o direito a moradia. Porto Alegre: Edipucrs. 2009.

PAULA, Camila; ANDRÉ, Aline; TAVARES, Caroline. (2009). Survirvor e Intodução. Postado no blog dos estudantes da PUC/SP. Disponível em:

PEROSA, Lílian Maria F. de Lima. A hora do clique: análise do programa de rádio “Voz do Brasil” da Velha à Nova República. São Paulo: Annablume, 1995.

PINHO, José Benedito. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Campinas: Papirus. 2001.

QUEIROZ, Adolpho. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras. São Paulo: Summus, 2006.

QUERIDO, Paulo; ENE, Luís. Blogs: Sociedade da informação. Cidade do Porto/Portugal: Centro Atlântico, 2003.

REES, Laurence. Vende-se política. Rio de Janeiro: Revan, 1995.

REGO, Francisco Gaudêncio do. Marketing político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. São Paulo: Summus, 1985.

RODRIGUES, Fernando. Disponível em: http://uolpolitica.blog.uol.com.br. Acesso em: 1 de agosto de 2010.

SAAD CORRÊA, E. Estratégias para a mídia digital, internet, informação e

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, técnica e pratica. São Paulo: Thompson Pioneira, 2002.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SOUZA, Marquilandes Borges de. Rádio e propaganda política: Brasil e México sob a mira Norte-Americana durante a Segunda Guerra. São Paulo: Annablume, 2004.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Thomson, 2004.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2003.

WACHOWICZ, Marcos. Direito da propriedade intelectual: estudos em homenagem ao Pe. Bruno Jorge Hammes. São Paulo: Jurua, 2006.

WORCESTER, Robert. Interview. El Mercurio, 1993.

ZUKIN, Cliff. Comment on syaDavis: Yes, but... public opinion is a top-down process. Public Opinion Quarterly. 1992.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Mafaldo, I. A. C., & Moraes, A. L. C. (2011). Manipulação e persuasão através da propaganda: o discurso político inserido no ciberespaço. Revista Monografias Ambientais, 3(3), 434–467. https://doi.org/10.5902/223613083314

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)