Panfletos publicitários como material didático na EJA: uma proposta transdisciplinar

Autores

  • Clênia Borges de Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Dilma Maria Coêlho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Joir Benedito Proença de Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Lucy Ferreira Azevedo Universidade de Cuiabá, Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820438

Palavras-chave:

Panfleto publicitário, Processo ensino-aprendizagem, EJA, Transdisciplinaridade

Resumo

Apresentar análise e relato da aplicação de um instrumento comum, conhecido popularmente como panfleto publicitário utilizado como recurso no processo ensino aprendizagem e como norteador de uma proposta transdisciplinar para os alunos e a priori para os professores da (Educação de Jovens e Adultos) EJA. Sendo apresentada como uma proposta metodológica encaminhada como caráter de intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA Antonio José de Lima. Objetivou-se avaliar a possibilidade de um planEJAmento participativo, respeitando o Projeto Político Pedagógico(PPP) da instituição e os planos de Ensino dos Professores. Fundamentou-se em autores que investigam o tema e em documentos como o PPP e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Buscou-se apresentar e conceituar o que vem a ser transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Temas estes, que muito trazem dúvidas e desencontros de conceitos e, até mesmo certa inquietação por parte dos docentes e toda a comunidade escolar. Embora a proposta tenha sido recebida como um desafio por toda a equipe, após reuniões, estudos, planEJAmento e posteriori aplicabilidade, pode-se dizer que o resultado correspondeu às expectativas haja vista que os envolvidos constataram que a experiência lhes proporcionou analisarem a possibilidade de fazer acontecer e tornar a experiência como uma práxis na modalidade.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Rezende, C. B. de, Coêlho, D. M., Amorim, J. B. P. de, & Azevedo, L. F. (2015). Panfletos publicitários como material didático na EJA: uma proposta transdisciplinar. Revista Monografias Ambientais, 14, 79–88. https://doi.org/10.5902/2236130820438