PANFLETOS PUBLICITÁRIOS COMO MATERIAL DIDÁTICO NA EJA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR

Clênia Borges de Rezende, Dilma Maria Coêlho, Joir Benedito Proença de Amorim, Lucy Ferreira Azevedo

Resumo


Apresentar análise e relato da aplicação de um instrumento comum, conhecido popularmente como panfleto publicitário utilizado como recurso no processo ensino aprendizagem e como norteador de uma proposta transdisciplinar para os alunos e a priori para os professores da (Educação de Jovens e Adultos) EJA. Sendo apresentada como uma proposta metodológica encaminhada como caráter de intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA Antonio José de Lima. Objetivou-se avaliar a possibilidade de um planEJAmento participativo, respeitando o Projeto Político Pedagógico(PPP) da instituição e os planos de Ensino dos Professores. Fundamentou-se em autores que investigam o tema e em documentos como o PPP e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Buscou-se apresentar e conceituar o que vem a ser transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Temas estes, que muito trazem dúvidas e desencontros de conceitos e, até mesmo certa inquietação por parte dos docentes e toda a comunidade escolar. Embora a proposta tenha sido recebida como um desafio por toda a equipe, após reuniões, estudos, planEJAmento e posteriori aplicabilidade, pode-se dizer que o resultado correspondeu às expectativas haja vista que os envolvidos constataram que a experiência lhes proporcionou analisarem a possibilidade de fazer acontecer e tornar a experiência como uma práxis na modalidade.

Palavras-chave


Panfleto publicitário. Processo ensino-aprendizagem. EJA. Transdisciplinaridade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130820438

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