Indicadores propostos na literatura nacional para avaliação de sustentabilidade na agricultura familiar

Autores

  • Marivânia Rufato da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Rodrigo Lingnau Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR https://orcid.org/0000-0001-8406-4439
  • Wilson Itamar Godoy Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Sandro César Bortoluzzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819686

Palavras-chave:

Indicadores, Avaliação, Sustentabilidade

Resumo

A crise ambiental vivenciada na atualidade suscita a discussão sobre a sustentabilidade em nível mundial. Apesar de o tema estar presente nos discursos, faltam medidas efetivas que levem ao desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, considerando a relação identificada na literatura entre a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e a importância da utilização de um conjunto de indicadores para a avaliação e gerenciamento da sustentabilidade, esta pesquisa tem por objetivo identificar os indicadores propostos em artigos científicos nacionais para avaliação de sustentabilidade no contexto da agricultura familiar. Para atingir o objetivo proposto foi necessário (i) selecionar por meio de processo estruturado um portfólio de artigos científicos nacionais com tema da avaliação de sustentabilidade na agricultura familiar; e (ii) extrair e organizar os indicadores propostos para avaliação de sustentabilidade na literatura analisada. Como principais resultados obteve-se: (i) um portfólio bibliográfico composto por 21 artigos científicos da literatura nacional; (ii) uma lista de 103 indicadores propostos na literatura nacional para avaliação de sustentabilidade na agricultura familiar, que englobam aspectos econômicos, ambientais e sociais. Desta forma, conclui-se que os indicadores identificados neste trabalho apresentam um panorama das principais preocupações dos autores nacionais quanto a sustentabilidade na agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivânia Rufato da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Gestão Contábil e Financeira pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora Assistente no Curso Superior de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Rodrigo Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Biologia Área de Concentração Ecologia pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional.

Wilson Itamar Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor Associado nível 3, atuando desde 1994 no Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Olericultura pela UFV, Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas. Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional.

Sandro César Bortoluzzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Inteligência Organizacional. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria pela UNIVEL. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor de graduação no Curso de Ciências Contábeis e no Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas.

Referências

ALVES, Luiz B.; BASTOS, Rogério P. Sustentabilidade em Silvânia (GO): o caso dos assentamentos rurais São Sebastião da Garganta e João de Deus. Revista de Economia e Sociologia Rural. 2011;49(2):419-448.

ANDRADE, Antonio L. M. Indicadores de Sustentabilidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha, Manacapuru, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica.2007;37(3):401-412.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARRETO, Ricardo C. S.; KHAN, Ahmad S.; LIMA, Patricia V. P. S. Sustentabilidade dos Assentamentos no Município de Caucaia-CE. Revista de Economia e Sociologia Rural. 2005;43(2):225-247.

BURSZTYN, Marcel; BURSZTYN, Maria A. Fundamentos de Política e Gestão Ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

CARNEIRO NETO, José A.; ANDRADE, Eunice M.; ROSA, Morsyleide F.; MOTA, Francisco S. B.; LOPES, José F. B. Índice de Sustentabilidade Agroambiental para o Perímetro Irrigado Ayres de Souza. Ciência e Agrotecnologia. 2008;32(4):1272-1279.

COSTABEBER, José A; CAPORAL, Francisco R. Possibilidades e Alternativas do Desenvolvimento Rural Sustentável ”. In: Vela, Hugo. (Org.): Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável no Mercosul. Santa Maria: Editora da UFSM/Pallotti; 2003. p.157-194.

ENDE, Marta V.; FERREIRA, Gabriel M. V.; ROSSÉS, Gustavo F.; STECCA, Jaime P.; MADRUGA, Lúcia R. R. G.; BARASUOL, Aline. Índices de Sustentabilidade de Projetos da Economia Solidária: o caso Esperança/Coopesperança. Revista de Gestão Social e Ambiental. 2012;6(3):45-60.

FERREIRA, Gizelia B.; COSTA, Manoel B. B.; SILVA, Maria S. L.; MOREIRA, Márcia M.; GAVA, Carlos A. T.; CHAVES, Vanessa C.; MENDONÇA, Claudio E. S. Sustentabilidade de Agroecossistemas com Barragens Subterrâneas no Semiárido Brasileiro: a percepção dos agricultores na Paraíba. Revista Brasileira de Agroecologia. 2011;6(1):19-36.

GAVIOLI, Felipe R. Avaliação da Sustentabilidade de Agroecossistemas Através de Indicadores em um Assentamento Rural em São Paulo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. 2011;6(5):99-110.

GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4° Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.

LIRA, Elisandra M.; GALVÃO, Adailton S.; WADT, Paulo G. S. “Sistema de Aptidão das Terras para Recuperação Ambiental” para Avaliar a Sustentabilidade de Propriedades Rurais da Amazônia. Boletim de Geografia. 2011;29(1):31-45.

LOPES, Fernando B.; ANDRADE, Eunice M.; OLIVEIRA, Lucio J.; CANAFÍSTULA, Francisco J. F.; SOARES, Rogério B. Indicadores de Sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Riacho Faé, Ceará, a Partir de Análise Multivariada. Revista Caatinga. 2010;23(3):84-92.

MALHEIROS, Tadeu F.; PHLIPPI JR, Arlindo; COUTINHO, Sonia M. V. Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: contexto brasileiro. Saúde e Sociedade. 2008;17(1):7-20.

MARZALL, Katia; ALMEIDA, Jalcione. Indicadores de Sustentabilidade para Agroecossistemas: estado da arte, limites e potencialidades de uma nova ferramenta para avaliar o desenvolvimento sustentável. Cadernos de Ciência & Tecnologia. 2000;17(1):41-59.

MATTEI, Lauro. O Papel e a Importância da Agricultura Familiar no Desenvolvimento Rural Brasileiro Contemporâneo. Revista Econômica do Nordeste, nº esp., p. 2014.

MILLER, G. Tyler. Ciência Ambiental. 1ª Edição. 2ª reimpressão. São Paulo: Cengace Learning, 2008.

MORAN, Emilio F. Meio Ambiente e Ciências Sociais: interações homem-ambiente e sustentabilidade. São Paulo: Senac, 2011.

MELO, Luiz E. L.; CÂNDIDO, Gesinaldo A. O Uso do Método IDEA na Avaliação de Sustentabilidade da Agricultura Familiar no Município de Ceará-Mirim – RN. Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade. 2013;3(2):1-19.

NEIVA, José L. Proposição de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para Assentamentos Rurais. Economia Política do Desenvolvimento. 2010;1(7):83-106.

RAMOS FILHO, Luiz O.; RODRIGUES, Isis; FRIGHETTO, Rosa T. S.; RODRIGUES, Geraldo S.; CAMPANHOLA, Clayton; BROMBAL, José C. Aplicação do Sistema “Apoia–NovoRural” para Avaliação do Desempenho Ambiental do Agroturismo. Cadernos de Ciência & Tecnologia. 2004;21(3):409-423.

RIBAS, Rafael P.; SEVERO, Christiane M.; MIGUEL, Lovois A. Agricultura Familiar, Extrativismo e Sustentabilidade: o caso dos “samambaieiros” do litoral norte do Rio Grande do Sul. Revista de Economia e Sociologia Rural. 2007;45(1):205-226.

RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3° Edição. São Paulo: Atlas, 2008.

SÁ, Cristiane O.; MARINHO, Glenda L. O. C.; SÁ, José L.; RONER, Marcia N. B.; NASCIMENTO, Irinéia R.; SÁ, Francielen P. Sustentabilidade dos Sistemas de Produção dos Agricultores Familiares e Produtores de Queijo em Nossa Senhora da Glória, Semiárido Sergipano. Revista Brasileira de Agroecologia. 2012;7(3):26-39.

SACCO DOS ANJOS, Flávio; BECKER, Cláudio. Agricultura Familiar e Mercados Institucionais: o desenvolvimento como liberdade. Revista Econômica do Nordeste, nº esp., p. 2014.

SANTOS, Gesmar R.; PIASENTIN, Flora B. Estado e Desenvolvimento Rural no Brasil: contradições e desafios à sustentabilidade. Sociedade e Desenvolvimento Rural. 2010;4(3):59-79.

SANTOS, Jaqueline G.; CÂNDIDO, Gesinaldo A. Sustentabilidade e Agricultura Familiar: um estudo de caso em uma associação de agricultores rurais. Revista de Gestão Social e Ambiental. 2013;7(1):70-86.

SCHNEIDER, Fernando; COSTA, Manoel B. B. Diagnóstico Socioeconômico, Produtivo e Ambiental dos Agroecossistemas na Microbacia Hidrográfica do Rio Pirapora - Município de Piedade/SP. Revista Brasileira de Agroecologia. 2013;8(1):217-231.

SCHNEIDER, Sergio. Situando o Desenvolvimento Rural no Brasil: o contexto e as questões em debate. Revista de Economia Política. 2010;30(3):511-531.

SILVA, Djane F.; ARAÚJO, Lincoln E.; SOUSA, Francisco A. S. Indicadores para Algumas Dimensões da Sustentabilidade Aplicados a Propriedades Rurais dentro de Pequenas e Médias Bacias Hidrográficas. Qualit@s. 2008;7(1).

SILVA, Nardel L. S. Estudo da sustentabilidade e de indicadores de desenvolvimento rural. [Tese]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá; 2007. 271 p.

THEODORO, Vanessa C. A.; CASTRO, Franciléia P.; ABURAYA, Fernando H. Indicadores Ecológicos de Sustentabilidade de Unidades de Produção Agrícola do Assentamento Facão – Cáceres, MT, Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia. 2011;6(3):21-33.

TONIASSO, Hélia R.; SOUZA, Celso C.; BRUM, Eron; FIGUEIREDO, Regina S. Agricultura Familiar e Associativismo Rural – o caso associação harmonia de agricultura familiar de Mato Grosso do Sul e a sua sustentabilidade. Informe Gepec. 2007;12(2):01-10.

VARGAS, Alexandre. Agricultura Familiar e Sustentabilidade. Sociedade e Desenvolvimento Rural. 2010;4(1):133-143.

VEIGA, Jose E. Agricultura Familiar e Sustentabilidade. Cadernos de Ciência & Tecnologia. 1996;13(3):383-404.

Downloads

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Silva, M. R. da, Lingnau, R., Godoy, W. I., & Bortoluzzi, S. C. (2015). Indicadores propostos na literatura nacional para avaliação de sustentabilidade na agricultura familiar. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 37–52. https://doi.org/10.5902/2236130819686

Edição

Seção

PROBLEMAS AMBIENTAIS

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.