Uma análise da contextualização na perspectiva CTSA sob a ótica do professor de química

Autores

  • Miguel Antonio Favila Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Martha Adaime Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810994

Palavras-chave:

Contextualização, CTSA, Perfil do professor

Resumo

A abordagem do ensino de química contextualizado no enfoque CTSA é um ponto complexo e significativo que orienta sujeitos para a sociedade. Essa proposta objetivou sondar o perfil dos professores, suas condições de trabalho, e suas concepções sobre a contextualização. A pesquisa foi realizada mediante aplicação de um questionário semiestruturado, em 18 professores da rede pública estadual e privada da cidade de Santa Maria, RS. Na análise dos dados, pode-se inferir que os professores são do sexo feminino, com mais de cinco anos de atuação profissional, com especialização, trabalham em uma escola, com mais de duas horas para planejamento das aulas e fazem curso de capacitação uma vez por ano. A maioria delas associa a contextualização com o dia-a-dia. As dificuldades encontradas pela maioria são a falta de tempo e motivação por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Miguel Antonio Favila, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde - CCNE -UFSM.

Martha Adaime, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora do Departamento de Química.

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Publicado

2014-02-17

Como Citar

Favila, M. A., & Adaime, M. (2014). Uma análise da contextualização na perspectiva CTSA sob a ótica do professor de química. Revista Monografias Ambientais, 13(13), 2865–2873. https://doi.org/10.5902/2236130810994