A Horta Escolar como um recurso interdisciplinar para o ensino e a aprendizagem nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117084667Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Ensino fundamental, Sequência didáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo o de apresentar as contribuições de uma horta no contexto escolar do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, oportunizando o ensino interdisciplinar de Ciências, Matemática, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, e contemplando as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. O estudo foi desenvolvido com alunos do quinto ano de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Santa Maria (RS, Brasil). Para a sua efetivação, buscou-se o entendimento sobre a Base Nacional Comum Curricular e das suas competências gerais, sobre a interdisciplinaridade e os conceitos trabalhados nas diferentes disciplinas que perpassam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A dinâmica de trabalho se deu por meio de uma sequência didática que norteou a realização das atividades, a saber: 1º) Investigação dos conhecimentos prévios dos alunos; 2º) Reconhecimento do espaço físico para a construção da horta; 3º) Pesquisa sobre as culturas; 4º) Planejamento da atividade interdisciplinar; 5º) Construção e manejo da Horta Escolar; 6º) Contribuição de cada componente curricular na Horta Escolar; 7º) Impacto da atividade interdisciplinar. A horta, que foi planejada e construída em conjunto com a professora e os alunos, apresentou-se como um ambiente concreto para a realização de atividades práticas dos alunos, permitindo relacionar a teoria e a prática, bem como a abordagem dos conceitos de forma interdisciplinar.
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