LOUSA DIGITAL: MAPEAMENTO DE RECURSOS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Leila Maria Araújo Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Patricia Luiz Varaschini Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandro Luiz Moresco Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim.

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708201

Palavras-chave:

Lousa Digital, Tecnologia no Ensino, Recursos Ecnológicos na Educação.

Resumo

Este artigo relata o trabalho de pesquisa que está sendo realizado com o apoio financeiro do Núcleo de Tecnologia Educacional e Coordenação da UAB da UFSM – Edital 17/2012, com o objetivo de mapear e documentar os recursos tecnológicos da Lousa Digital. Este mapeamento servirá para a elaboração de um material didático para apoio aos professores no uso da lousa digital no ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Maria Araújo Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - UFSM

Patricia Luiz Varaschini, Universidade Federal de Santa Maria

Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - UFSMBolsista do Programa EDUQCII – CTISM/UFSM

Sandro Luiz Moresco Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim.

Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim.

Referências

ARAÚJO, J. L; BORBA, M. C. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

AMARAL, S. F. TV Digital Interativa Aplicada na Educação. In: Simpósio Internacional Sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 1., 2007, São José dos Campos. Palestra… Campinas: Unicamp, 2007.

BLIKSTEIN, P. Mal esta na avaliação. Disponível em: <http://www.blikstein.com/paulo/documents/books/Blikstein-MalEstarNa Avaliacao.pdf>.Acesso em: 18 jul. 2011.

BORBA, M. C. 2009 Potencial Scenarios for Internet use in the Mathematics Classroom. ZDM Mathematics Education. 2009.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humanswith-media and the reorganization of mathematical thinking: information ando communication technologies, modeling, experimetnation and visualizacion. Springer, 2005.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K.; Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de M. J. Alvarez; S. B. Santos; T. M. Baptista. Porto: Porto Editora. 1994.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

KENSKI. V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus,

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Editora 34, 1997.

NAKASHIMA, R. H. R.; BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizagem. 2009 Disponível em <http://www.uned.es/revista- estilosdeaprendizaje/numero_4/ Artigos/lsr_4_articulo_12.pdf.> Acessado: 13 jul 2011.

NAKASHIMA, R. H. R.; AMARAL, S. F.; A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no

contexto educacional. Revista Educacional Temática Digital. 2006.

NAKASHIMA, R. H. R.; AMARAL, S. F.; Práticas pedagógicas mediatizadas pela lousa digital. Virtua Educa Brasil, 2007. Disponível em: < http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/78-RN.pdf>. Acessado: 14 jul 2011.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Downloads

Publicado

2013-10-09

Como Citar

Santos, L. M. A., Varaschini, P. L., & Martins, S. L. M. (2013). LOUSA DIGITAL: MAPEAMENTO DE RECURSOS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 15(15), 2895–2901. https://doi.org/10.5902/223611708201