LOUSA DIGITAL: MAPEAMENTO DE RECURSOS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.5902/223611708201Mots-clés :
Lousa Digital, Tecnologia no Ensino, Recursos Ecnológicos na Educação.Résumé
Este artigo relata o trabalho de pesquisa que está sendo realizado com o apoio financeiro do Núcleo de Tecnologia Educacional e Coordenação da UAB da UFSM – Edital 17/2012, com o objetivo de mapear e documentar os recursos tecnológicos da Lousa Digital. Este mapeamento servirá para a elaboração de um material didático para apoio aos professores no uso da lousa digital no ensino.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, J. L; BORBA, M. C. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
AMARAL, S. F. TV Digital Interativa Aplicada na Educação. In: Simpósio Internacional Sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 1., 2007, São José dos Campos. Palestra… Campinas: Unicamp, 2007.
BLIKSTEIN, P. Mal esta na avaliação. Disponível em: <http://www.blikstein.com/paulo/documents/books/Blikstein-MalEstarNa Avaliacao.pdf>.Acesso em: 18 jul. 2011.
BORBA, M. C. 2009 Potencial Scenarios for Internet use in the Mathematics Classroom. ZDM Mathematics Education. 2009.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humanswith-media and the reorganization of mathematical thinking: information ando communication technologies, modeling, experimetnation and visualizacion. Springer, 2005.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K.; Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de M. J. Alvarez; S. B. Santos; T. M. Baptista. Porto: Porto Editora. 1994.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
KENSKI. V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus,
LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Editora 34, 1997.
NAKASHIMA, R. H. R.; BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizagem. 2009 Disponível em <http://www.uned.es/revista- estilosdeaprendizaje/numero_4/ Artigos/lsr_4_articulo_12.pdf.> Acessado: 13 jul 2011.
NAKASHIMA, R. H. R.; AMARAL, S. F.; A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no
contexto educacional. Revista Educacional Temática Digital. 2006.
NAKASHIMA, R. H. R.; AMARAL, S. F.; Práticas pedagógicas mediatizadas pela lousa digital. Virtua Educa Brasil, 2007. Disponível em: < http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/78-RN.pdf>. Acessado: 14 jul 2011.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.