Produção de vídeo-aulas como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de anatomia animal
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708193Palavras-chave:
Anatomia, Ensino, Vídeo, Aprendizagem.Resumo
O estudo da anatomia tem sido um desafio nos últimos tempos. A utilização de animais no ensino tem sido dificultada por questões éticas e morais, pela corrente dos 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), o que dificulta desta forma a aquisição das peças e a manipulação das mesmas pelos estudantes. Isso afetou diretamente a metodologia mais tradicional e eficaz de aprendizagem da anatomia: a dissecção. Aliado a esses fatores, não se pode negar que os estudantes ingressantes no ensino superior fazem parte da geração tecnológica, passam grande parte do seu tempo em frente a um computador e utilizam equipamentos digitais. A busca de novas tecnologias no ensino da anatomia é uma realidade atualmente. Este trabalho teve como objetivo produzir uma ferramenta de aprendizagem através do vídeo e de avaliar a sua utilização pelos acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária. Foi proposta a elaboração de vídeos de determinados assuntos para grupos de no mínimo três estudantes como parte da avaliação da disciplina. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, através de um formulário baseado na escala de Likert de cinco pontos. Os resultados mostraram-se favoráveis a utilização do vídeo como ferramenta de aprendizagem e como fator de integração do grupo.
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