Produção de vídeo-aulas como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de anatomia animal

Autor/innen

  • Luciana Silveira Flores Schoenau Universidade Federal de Santa Maria
  • William Schoenau Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708193

Schlagworte:

Anatomia, Ensino, Vídeo, Aprendizagem.

Abstract

O estudo da anatomia tem sido um desafio nos últimos tempos. A utilização de animais no ensino tem sido dificultada por questões éticas e morais, pela corrente dos 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), o que dificulta desta forma a aquisição das peças e a manipulação das mesmas pelos estudantes. Isso afetou diretamente a metodologia mais tradicional e eficaz de aprendizagem da anatomia: a dissecção. Aliado a esses fatores, não se pode negar que os estudantes ingressantes no ensino superior fazem parte da geração tecnológica, passam grande parte do seu tempo em frente a um computador e utilizam equipamentos digitais. A busca de novas tecnologias no ensino da anatomia é uma realidade atualmente. Este trabalho teve como objetivo produzir uma ferramenta de aprendizagem através do vídeo e de avaliar a sua utilização pelos acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária. Foi proposta a elaboração de vídeos de determinados assuntos para grupos de no mínimo três estudantes como parte da avaliação da disciplina. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, através de um formulário baseado na escala de Likert de cinco pontos. Os resultados mostraram-se favoráveis a utilização do vídeo como ferramenta de aprendizagem e como fator de integração do grupo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Luciana Silveira Flores Schoenau, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Anatomia Animal do Departamento de Morfologia, Centro de Ciências da Saúde. Doutora em Anatomia Animal.

William Schoenau, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Centro de Ciências da Saúde/UFSM. Doutor em Medicina Veterinária

Literaturhinweise

ALMEIDA, D.S. et al. O vídeo na construção de uma educação do olhar. Perspectivas online. v. 3, n. 9, p. 153-174, 2009. Disponível em: http://www.perspectivasonline.com.br/revista/2009vol3n9/volume%203(9)%20artigo13.pdf Acesso: em mar. de 2013.

BRAVO, H.; INZUNZA, O. Evaluación de algunos programas computacionales en laensenãnza de anatomía y neuroanatomía de la facultad de Medicina de la Pontifícia Universidad Católica de Chile. Rev Chil Anat. v. 13, n. 1, p. 79-86, 1995.

CAETANO, S.V.N.; FALKEMBACH, G.A.M Youtube: uma opção para uso do vídeo na EAD. 10 p., 2007. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/3aSaulo.pdf Acesso em: mar. de 2013.

CARNEIRO, V. L. Q. Linguagem audiovisual e objetivos pedagógicos: uma reflexão sobre os vídeos do Curso TV na Escola e os Desafios de Hoje. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- SEED/MEC – ABED, 2001. Anais Eletrônicos… Brasília: ABED, 2001.

CORREIA, N.; CHAMBEL, T. Integração Multimedia em meios e ambientes aumentados nos contextos educativos e culturais. Arte e Ciência, n. 4, 22 p., 2004. Disponível em: http://www.multiciencia.unicamp.br/artigos_02/a_02_.pdf. Acesso em: mar. de 2013.

CPQMVET. Dados do Perfil de Ingressantes e Acadêmicos – Parte 01 In: CPQMVet: Portfólio de Resultados do CPQMVet, n. 001, 2012. Disponível em: https://docs.google.com/viewera=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjcHFtdmV0dWZzbXxneDo0ODAyNjk5MTAxMDExNjE1 Acesso em: mar. de 2013.

DAVIS, B.T. Introduction to multimedia in museums. Disponível em: http://www.emuzeum.cz/admin/clanky/files/280-introtomultimediamuseums.pdf 1996.

Acesso em: jun. 2012.

FITZPATRICK, C. M. et al. Teaching anatomy with surgeons’ tools: use of the laparoscope in clinical anatomy. Clin Anat, n. 14 p. 349–353, 2001

INFANTOSI, A. F. C.; KLEMT, A. Visualização 3D da dissecção crânio humano. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica. v. 16, n. 1, p. 21-37, 2000.

KINNISON, T. et al. Teaching bovine abdominal anatomy: use of haptic simulator. Anat. Sci. Educ. v. 2, p. 280-285, 2009. Disponível em: http://www.live.ac.uk/documents/baillie/TeachingBovineAbdoAnatforweb-site_000.pdf Acesso em: mar. 2013

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação

& Educação. n. 2, pag. 27-35, 1995

MORAN, J. M. Integração das Tecnologias na Educação. Desafios da televisão e do vídeo à escola. Secretaria de Educação a Distância, SEED. 2005

SOLOMON, G. Teach & Learning. Sony Make Believe. Classroom video: tools and strategies in engage to students in learning. Disponível em: http://pro.sony.com/bbsccms/ext/eblasts/edu/pdfs/class-room-ebook.pdf

Acesso em: jun. 2013.

SANTORO, F. et al. Autoria cooperativa de crianças em sistemas hipermídias: relato de uma experiência. In: ED-MEDIA .1997, Calgary. Anais… Calgary, 1997.

SILVA, V. R., OLIVEIRA, E.M. As possibilidades do uso do vídeo como recurso de aprendizagem em salas de aula do 5 ano. Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. n. 6, p. 93-103, 2010.

SILVA, K. C., SANTANA, O. A. Objetos de aprendizagem utilizados para o ensino da anatomia humana: uma revisão de literatura. 2012. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/123c.pdf Acesso em: mai. 2013

VALLE, L. R. L. D.; CRUZ, D. M. Reinventando a TV e o vídeo na escola: Uma experiência com a TV Escola e os professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Athena. Revista Científica de Educação, v.1, n. 1, jun./set. 2003.

VERRI, E.D. et al. Elaboração de vídeo-aula como ferramenta de complementar de aprendizagem dos discentes da área de saúde do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Linguagem Acadêmica, v. 1, n. 1, p. 123-130, 2011.

YOSHIDA, M. et al. Locomoshow - uma ferramenta de apoio ao ensino da anatomia humana. 2003. Disponível em: http://www.sagha.com.br/locomoshow/pdf/locomoshow.pdf Acesso em: jun. 2012.

Veröffentlicht

2013-07-31

Zitationsvorschlag

Schoenau, L. S. F., & Schoenau, W. (2013). Produção de vídeo-aulas como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de anatomia animal. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2560–2567. https://doi.org/10.5902/223611708193

Ausgabe

Rubrik

ARTICLES