Integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades na UFSM

Autores

  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Simão Diniz Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611707967

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional em Rede, Integração, Convergência, Modalidades Educacionais.

Resumo

O objetivo é analisar criticamente as ações desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Tecnologias Educacionais para induzir a integração das tecnologias em rede e convergência entre modalidades na Universidade Federal de Santa Maria. Metologicamente contemplamos as políticas e logística de pesquisa, desenvolvimento e capacitação viabilizadas por meio da: 1) estruturação de equipe multidisciplinar com foco em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem, Recursos Educacionais e Atividades de Estudo; 2) realização de concursos públicos para professores adjuntos na área multidisciplinar em oito unidades de ensino; 3) institucionalização da plataforma Moodle como Apoio para o Ensino Presencial na Graduação, Pós-Graduação e Extensão; 4) interface acadêmica entre tecnologias Portal do Professor, Portal do Aluno e Moodle; 5)seleção de projetos de pesquisa para a Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Convergência das Modalidades Educacionais nos Cursos de Graduação (Edital público n. 07/2012). Analiticamente, a abordagem contempla parâmetros unificadores para todas as ações mencionadas: a) apresentação; b) situação-limite e c) viável-possível. Conclusivamente, sinalizamos que a integração das tecnologias em rede e convergência entre modalidades é uma prospecção política, viável-possível e inovadora-sustentável, para potencializar expansão e interiorização do ensino superior público e gratuito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Professora-pesquisadora UAB/UFSM.

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor-pesquisador UAB/UFSM

Ricardo Simão Diniz Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Coordenador UAB/UFSM

Referências

BRASIL. MEC. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância do Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=12777%3Areferenciais-de-qualidade-para-ead&catid=193%3Aseed-educacao-a-distancia&Itemid=865>. Acesso em: 08 janeiro de 2013.

DE BASTOS, F. DA P. E OUTROS. Universidade Aberta do Brasil Mediada por Software Livre. 2013 (no prelo).

FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: Saberes

necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,

KAFAI, Y. E OUTROS. Being Fluent with Information Technology, 1999. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/6482.html&gt&gt> . Acesso em: 21 de janeiro de 2013.

MALLMANN, ELENA MARIA. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC/CED/PPGE, 2008.

MALLMANN, ELENA MARIA. Performance Docente em Tecnologias Educacionais Hipermídia: integração e convergência. Projeto financiado Edital PqG Fapergs/2011, Santa Maria, 2011.

MALLMANN, ELENA MARIA E OUTROS. Potencial da Página Web do Moodle para Produção de Recursos Educacionais Hipermídia. In: Anais 18o. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Luís/MA, 2012.

TAROUCO, L. M. R; ÁVILA, B.; Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria. In: Revista Novas Tecnologias na Educação – Renote. Vol.05, no. 2, 2007. Disponível em: < http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/1Liane.pdf> Acesso em 23 de janeiro de 2013.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). Portal UAB. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/>. Acesso em: 08 de janeiro de 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Núcleo de Tecnologias Educacionais. Resolução n. 21/2011. Cria, na estrutura organizacional do Gabinete do Reitor, o Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, aprova o seu Regimento Interno e dá outras providências.

Disponível em: < http://cead.ufsm.br/moodle/file.php/1/nte/resolucao_regimento.pdf > Acesso em:

janeiro de 2013.

MOODLE. Disponível em: <https://moodle.org/&gt>. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.

MOODLE INSTITUCIONAL NA UFSM. Disponível em: <http://nte.ufsm.br/moodle/&gt>. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.

MOODLE INSTITUCIONAL NA UFRGS. Disponível em: <https://moodleinstitucional.ufrgs.br/login/index.php&gt >. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.

MOODLE INSTITUCIONAL NA UFSC. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/&gt>. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Como Citar

Mallmann, E. M., Bastos, F. da P. de, & Dalmolin, R. S. D. (2013). Integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades na UFSM. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2521–2530. https://doi.org/10.5902/223611707967

Edição

Seção

ARTIGOS