Integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades na UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611707967Palabras clave:
Tecnologia Educacional em Rede, Integração, Convergência, Modalidades Educacionais.Resumen
O objetivo é analisar criticamente as ações desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Tecnologias Educacionais para induzir a integração das tecnologias em rede e convergência entre modalidades na Universidade Federal de Santa Maria. Metologicamente contemplamos as políticas e logística de pesquisa, desenvolvimento e capacitação viabilizadas por meio da: 1) estruturação de equipe multidisciplinar com foco em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem, Recursos Educacionais e Atividades de Estudo; 2) realização de concursos públicos para professores adjuntos na área multidisciplinar em oito unidades de ensino; 3) institucionalização da plataforma Moodle como Apoio para o Ensino Presencial na Graduação, Pós-Graduação e Extensão; 4) interface acadêmica entre tecnologias Portal do Professor, Portal do Aluno e Moodle; 5)seleção de projetos de pesquisa para a Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Convergência das Modalidades Educacionais nos Cursos de Graduação (Edital público n. 07/2012). Analiticamente, a abordagem contempla parâmetros unificadores para todas as ações mencionadas: a) apresentação; b) situação-limite e c) viável-possível. Conclusivamente, sinalizamos que a integração das tecnologias em rede e convergência entre modalidades é uma prospecção política, viável-possível e inovadora-sustentável, para potencializar expansão e interiorização do ensino superior público e gratuito.
Descargas
Citas
BRASIL. MEC. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância do Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=12777%3Areferenciais-de-qualidade-para-ead&catid=193%3Aseed-educacao-a-distancia&Itemid=865>. Acesso em: 08 janeiro de 2013.
DE BASTOS, F. DA P. E OUTROS. Universidade Aberta do Brasil Mediada por Software Livre. 2013 (no prelo).
FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: Saberes
necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
KAFAI, Y. E OUTROS. Being Fluent with Information Technology, 1999. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/6482.html>>> . Acesso em: 21 de janeiro de 2013.
MALLMANN, ELENA MARIA. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC/CED/PPGE, 2008.
MALLMANN, ELENA MARIA. Performance Docente em Tecnologias Educacionais Hipermídia: integração e convergência. Projeto financiado Edital PqG Fapergs/2011, Santa Maria, 2011.
MALLMANN, ELENA MARIA E OUTROS. Potencial da Página Web do Moodle para Produção de Recursos Educacionais Hipermídia. In: Anais 18o. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Luís/MA, 2012.
TAROUCO, L. M. R; ÁVILA, B.; Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria. In: Revista Novas Tecnologias na Educação – Renote. Vol.05, no. 2, 2007. Disponível em: < http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/1Liane.pdf> Acesso em 23 de janeiro de 2013.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). Portal UAB. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/>. Acesso em: 08 de janeiro de 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Núcleo de Tecnologias Educacionais. Resolução n. 21/2011. Cria, na estrutura organizacional do Gabinete do Reitor, o Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, aprova o seu Regimento Interno e dá outras providências.
Disponível em: < http://cead.ufsm.br/moodle/file.php/1/nte/resolucao_regimento.pdf > Acesso em:
janeiro de 2013.
MOODLE. Disponível em: <https://moodle.org/>>. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.
MOODLE INSTITUCIONAL NA UFSM. Disponível em: <http://nte.ufsm.br/moodle/>>. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.
MOODLE INSTITUCIONAL NA UFRGS. Disponível em: <https://moodleinstitucional.ufrgs.br/login/index.php> >. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.
MOODLE INSTITUCIONAL NA UFSC. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/>>. Acesso em: 11 de janeiro de 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
DECLARATION