ESTUDO SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMIDOR NA PRÁTICA DOS GESTOS DE CONSUMO: ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEEVALE
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611707912Palavras-chave:
Conscientização, Sustentabilidade, Marketing Verde.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611707912
O rápido crescimento demográfico, econômico e industrial do último século lança uma discussão sobre a influência dos impacto ambientais identificados na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental. Temas como responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e o consumo consciente passaram a ser alvo de investigações e de amplo debate na sociedade em geral, principalmente nas empresas. Atualmente, os jovens estão muito identificados e associados com conceitos de consumismo e ao materialismo gerando uma pesada herança que poderá resultar dos excessos econômicos e empresariais. Entretanto as as populações mais jovens, começam a apresentar sinais de maturidade, aparecendo ligados a movimentos sociais e ambientais. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a influência da conscientização dos jovens e do marketing verde sobre a decisão de compra dos universitários que são um segmento altamente esclarecido. A investigação objetiva avaliar a influência do marketing verde sobre a população universitária entre 18 e 30 anos da Universidade Feevale. As faixas mais jovens da população desejam protagonizar através de seus gestos de consumos, atitudes que consideram de engajamento com comportamentos socioambientais responsáveis, exibindo comportamentos que demonstram a busca de afirmação de sua personalidade como sujeitos da história o que acaba contrariando uma visão considerada apenas materialista. Os jovens anseiam em fazer da sua atitude de consumo um gesto de participação efetiva no que percebem como produtos e serviços comprometidos com a preservação ambiental. Este trabalho, através de pesquisa com estudantes da Universidade Feevale, apresenta resultados que se considera surpreendentes e que atestam a conscientização deste segmento social, estudado a partir da influência do apelo da conscientização geral e do marketing verde sobre o consumo sustentável e avaliar a influencia destes fatores nos gestos e atitudes de consumo em geral, favorecendo produtos considerados como sócio ambientalmente corretos ou ecológicos.
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