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Análise das estratégias de comercialização de energia elétrica de agentes geradores no ambiente de curto prazo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117064441

Palavras-chave:

Comercialização de Energia Elétrica, Mercado livre de energia, Estratégias de comercialização

Resumo

O desenvolvimento do mercado de energia elétrica ganhou visibilidade em virtude das recentes transformações nas políticas energéticas no Brasil e no mundo. Durante muito anos, investimentos não foram realizados no setor elétrico brasileiro, ocasionando um atraso na matriz energética. Com isso, o governo implementou medidas para reformas estruturais e institucionais no setor elétrico com objetivo de garantir a expansão do parque gerador, atrair investimentos privados e promover à concorrência do mercado. A reestruturação do setor elétrico levou ao aparecimento de novas formas de negociar energia, novas estruturas e entidades, com o objetivo de aumentar a transparência, a competitividade e a eficiência entre os agentes de mercado. No novo modelo do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), a comercialização de energia é efetivada através de dois ambientes de contratação, o Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Esta pesquisa analisa as estratégias de comercialização de energia elétrica por meio de agentes de geração atuando e competindo no mercado de energia de curto prazo, por meio da utilização de gráficos de competitividade.

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Biografia do Autor

Anny Key de Souza Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (2019 - 2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Gestão de Operações.

Silvio Aparecido da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Luísa Zeredo Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduanda no Departamento de Engenharia de Produção (EPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Antonio Cezar Bornia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor titular no Departamento de Engenharia de Produção (EPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dalton Francisco de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor titular no Departamento de Engenharia de Produção (EPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2021-04-06 — Atualizado em 2022-07-25

Versões

Como Citar

Mendonça, A. K. de S., Silva, S. A. da, Pereira, L. Z., Bornia, A. C., & Andrade, D. F. de. (2022). Análise das estratégias de comercialização de energia elétrica de agentes geradores no ambiente de curto prazo. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 25, e14. https://doi.org/10.5902/2236117064441 (Original work published 6º de abril de 2021)