Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-25. Leia a versão mais recente.

As estratégias dos jogadores de um jogo de RPG no contexto da gestão dos recursos hídricos: uma análise a partir do discurso do sujeito coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117055298

Palavras-chave:

Discurso do Sujeito Coletivo, Educação Ambiental, Recursos Hídricos, DSC

Resumo

Este estudo apresenta uma análise das estratégias utilizadas por  jogadores de um RPG (Role-Playing Game) no contexto de recursos hídricos. Os jogos são amplamente utilizados na Educação pois possibilitam a análise de estratégias que se aproximam da realidade. No contexto da Educação Ambiental, o jogo auxilia no processo de compreensão de um determinado tema e permite a observação das estratégias a partir da perspectiva de um jogador, assim, o indivíduo pode elaborar estratégias que considera relevantes no jogo. A principal contribuição deste trabalho é um estudo empírico e qualitativo sobre a motivação dos indivíduos e como eles elaboraram suas estratégias. Como resultados, apresentamos a análise dos hábitos dos jogadores por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual resultou em um conjunto de discursos, baseados na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pinto Mota, Universidade Federal de Pelotas

PhD in Science Education in the Graduate Program in Science Education: Life Chemistry and Health - FURG (2018).

Miriam Born, Federal University of Rio Grande, Pelotas, RS

PhD student in Computer Science at the Federal University of Pelotas (UFPel).

Marilton Aguiar, Federal University of Rio Grande, Pelotas, RS

Master's and doctorate in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Sul (1998 and 2004, respectively).

Diana Francisca Adamatti, Federal University of Rio Grande, Pelotas, RS

PhD in Electrical Engineering (Emphasis on Digital Systems and Computer Engineering) by the Polytechnic School of the University of São Paulo (2007).

Referências

ADAMATTI, D. F.; SICHMAN, J. S.; BOMMEL, P.; DUCROT, R.; RABAK, C.; CAMARGO, M. E.; JogoMan: A prototype using multi-agent-based simulation and role-playing games in water management. In: PROCEEDINGS OF THE SMAGET-CABM-HEMA CONFERENCE, 2005.

BARBOSA, Mariana Abibi Guimarães Araujo et al. Maximum streamflow: brief description of concepts and methods of regionalization. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 23, p. 42, 2019.

CHACON-PEREIRA, ALESSANDRA ET AL. Educação ambiental na gestão de recursos hídricos baseada no modelo de licenciamento ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 49, 2018.

CHOI D, KIM J. Why people continue to play online games: In search of critical design factors to increase customer loyalty to online contents. CyberPsychology & behavior, 7(1):11-24, 2004.

DUARTE G B, ALDA L S, LEFFA V J. Gamificação e o feedback corretivo: considerações sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras pelo Duolingo. Raído. 2016;10(23):114-28.

FOGG, B.J. Persuasive technology: using computers to change what we think and do.Stanford University, p.2, 2002.

JACOBI, P. R.; FRANCALANZA, A. P. Comitês de bacias hidrográficas no Brasil: desafios de fortalecimento da gestão compartilhada e participativa. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 11, 2005.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A.B M.; TEIXEIRA, J. J. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. In: O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa, pp. 138-138, 2000.

LEVEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. O discurso do sujeito coletivo: Um enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Pensamento Editora, 3. ed., 2003.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto-Enfermagem, 23(2):502-7, 2014.

de LIMA, J. M. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2008.

MELO, A. C. B. de. Gestão de recursos hídricos: um estudo de caso em Picuí (PB). Bachelor's thesis, 2019.

MERO, G. T.; MERO, M. J.; MERO, G. T.; MICHAEL J. Role playing game. United States patent US 5,810,666, 1998.

MOTA, F. P.; ADAMATTI, D. F. Programming teaching in high schools: An analysis based on the discourse of collective subject. In: 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pp. 1-5, IEEE, 2015.

MOTA, F.; BOTELHO, S. C. B.; ADAMATTI, F. D. Serious Games as a Tool to Change People Attitudes: Analysis Based on the Discourse of Collective Subject. Literacy Information and Computer Education Journal (LICEJ),7(4):2398-405, 2016.

PRENSKY M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, 9(5), 2001.

TESSARO, J. P.; JORDÃO, A. P. Discutindo a importância dos jogos e atividades em sala de aula. Psicologia. com. pt, o portal dos psicólogos; 2 (08), 2007.

TUNDISI J. G. Novas perspectivas para a gestão de recursos hídricos. Revista USP, 1(70):24-35, 2006.

VYGOTSKY L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem,10:103-17, 1988.

WAHRLICH, Júlia et al. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DO CICLO DE VIDA: UMA REVISÃO. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, n. 2, p. 183-201, 2020.

Publicado

2021-03-22 — Atualizado em 2022-07-25

Versões

Como Citar

Mota, F. P., Born, M., Aguiar, M., & Adamatti, D. F. (2022). As estratégias dos jogadores de um jogo de RPG no contexto da gestão dos recursos hídricos: uma análise a partir do discurso do sujeito coletivo. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 25, e1. https://doi.org/10.5902/2236117055298 (Original work published 22º de março de 2021)

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL