BIODIVERSIDADE: ENREDAMENTO DENTRO DE UMA LÓGICA INTERDISCIPLINAR, OLHARES E ESTRANHAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611704247Palavras-chave:
Biodiversidade, Educação Ambiental, Pós-Modernidade, Sustentabilidade.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611704247
A partir de um olhar que trata a educação ambiental com uma percepção interdisciplinar, com um sentido transformador, no presente trabalho busca-se realizar uma análise acerca do termo biodiversidade, bem como dos debates que o norteiam. A abordagem feita durante o trabalho teve o objetivo de problematizar o papel social que esse termo vem assumindo nos dias atuais, visto que muitas vezes o emprego desse termo tem assumido outros papéis que não o seu real. Tem-se como conclusão a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental para ser utilizada em programas que visem conscientizar as pessoas sobre a conservação da biodiversidade, explicitando a relação direta que este desafio proposto tem com as características da sociedade moderna e época pós-moderna em que vivemos.
Downloads
Referências
BENSUSAN, N. Biodiversidade: é para comer, vestir ou para passar no cabelo? : para mudar o mundo! Editora Peirópolis, 2006; 418 p.
Brasil, MMA. A Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, Cópia do Decreto Legislativo nº 2, de 5 de junho de 1992. MMA. Brasília, 2002, p.30
FONSECA, G. A. B.; PINTO, L. P. S.;RYLANDS, A. B.; BIODIVERSIDADE E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Conservation International do Brasil, 1997;
FOUCAULT, M. “Os recursos para o bom adestramento”. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29ª ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004, p. 153-72
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Eco 92. Disponível em:<http://ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/eco92.html>. Acesso em: 5 dez. 2011.
RICHTER, M.; Conservação da biodiversidade & desenvolvimento sustentável de São Francisco de Paula: um plano de ação preliminar. EDIPUCRS, 1998; 108 p.
SOARES, H.; I n t e r d i s c i p l i n a r i d a d e. Texto publicado no Jornal A razão em 01/07/1999.
VARELLA, M. D.; ROCHA, F. A. N. G.; Biossegurança e biodiversidade: contexto científico e regulamentar. Editora del Rey, 1999; 301 p.
VEIGA-NETO, A. Currículo e exclusão social. In: CANEN, A. MOREIRA, A. F. (Orgs.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas/SP: Papirus, 2001.