APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Maria Tuzzin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Cléa Hempe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704215

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Práticas, Gêneros Textuais.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223611704215

O presente trabalho é resultado de práticas realizadas com alunos da Escola de Educação Básica Poncho Verde de Panambi-RS efetivado no início segundo semestre de 2011. Objetivos: a) promover a experiência de conhecer e produzir o gênero textual “notícia” visando à formação de leitores/escritores críticos e atuantes de acordo com os princípios norteadores da disciplina de Língua Portuguesa; b) contribuir para aumentar a visão dos alunos sobre a temática “resíduos sólidos” e a importância da separação correta dos mesmos. São três as etapas metodológicas: revisão teórica, trabalho de campo e sistematização com análise dos dados coletados. Os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia (MARCUSCHI, 2004). Servem para criar uma expectativa no interlocutor e prepará-lo para determinada reação abrindo o caminho da compreensão (BAKHTIN, 1997). O gênero textual “notícia” é um texto recorrente nos meios de comunicação, caracterizado pela imparcialidade, apresenta linguagem clara, objetiva e precisa. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), para administrar a problemática do lixo é necessária uma combinação de métodos, que vão da redução dos dejetos, durante a produção até as soluções técnicas de destinação, como a reciclagem, a compostagem, o uso dos depósitos e os incineradores. Por fim, destaca-se que o Tema Transversal Educação Ambiental, atravessa os diferentes campos do conhecimento (BRASIL, 1998) e a disciplina de Língua Portuguesa abre um leque de possibilidades com vistas à sensibilização para os problemas ambientais ligados aos resíduos sólidos. Os alunos participaram de todas as etapas do Projeto e o mesmo terá continuidade no decorrer do ano letivo envolvendo outras temáticas relacionadas às questões ambientais que afetam o Planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tuzzin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora de Língua Portuguesa por formação. Especialista em Educação. Especialista em Mídias na Educação. Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúdes-temas transversais. Brasília: Mec. /SEF, 1997. V 9.

BRASIL, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>.

Acessado em 22 de ago 2009.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FREIRE, PAULO. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

ISAIA, ENISE MARIA BEZERRA ITO (coord). et al. Reflexões e praticas para desenvolver Educação Ambiental na escola. 2º. Ed. Santa Maria: UNIFRA, Ed. IBAMA, 2001.

MARCUSCHI, LUIZ ANTONIO. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

TAKAZAKI, HELOÍSA HARUE. Língua Portuguesa. São Paulo: Ibep, 2000.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Tuzzin, M., & Hempe, C. (2012). APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 773–782. https://doi.org/10.5902/223611704215