MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL

Autores

  • Daniela da Silva Pieper Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tiago Santos Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Renan Pimentel Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704142

Palavras-chave:

Justiça Ambiental, Pedagogia Freireana, Educação Ambiental Crítica Transformadora e Emancipatória.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223611704142

O presente texto tem por objetivo discutir alguns elementos dos fundamentos da Educação Ambiental (EA), na perspectiva da aproximação entre a pedagogia freireana e aspectos da justiça ambiental, com enfoque nos conflitos ambientais imanentes ao modelo social hegemônico. Buscando apreender a assimetria da apropriação dos bens comuns, procura indicar possibilidades pedagógicas desde a emergência das reflexões acerca da categoria meio ambiente na perspectiva da EA critica transformadora e emancipatória. Portanto, ressalta-se a compreensão da categoria meio ambiente, entendido não como abstração empírica, mas sim em sua efetividade histórica, na expressão das relações que imprimem a substância do espaço na construção da totalidade dialética.

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Publicado

2012-01-23

Como Citar

Pieper, D. da S., Santos, T., & Pimentel, R. (2012). MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 696–704. https://doi.org/10.5902/223611704142