DE APORÍAS Y CONVERGENCIAS PARA EL CONOCIMIENTO AMBIENTAL INTERDISCIPLINARIO

Authors

  • Alicia Iglesias Universidad Nacional de Luján - UNLu
  • Maria Cristina Luchetti Universidad Nacional de Luján - UNLu

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611703293

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611703293

A dinâmica de produção do conhecimento científico apresenta um caráter de inclinação, oscilandoentre várias opções, estados e preferências. Tal condição com a aparição de correntes criticas naconcepção herdada da ciencia e de novos paradigmas vinculados com a complexidade. A questãoambiental constitui um dos campos problema de investigação que impulsionam estes processos ese enfrentam com uma reflexão dual ao compatibilizar: por uma parte, a condição obrigada de seutratamento teórico-metodológico interdisciplinario; por outro, sua consideração segundo a tríadede modelos de produção do conhecimento de tradição analítica, sistémicos, que contém aincerteza e normativos, baseados em processos de consenso. Esta convergência de modelos semanifesta nos diversos papéis que a atividade científica joga nos conflitos ambientais, desde ainvestigação até a intervenção política. Os cenários de criação do conhecimento ambientaldesafiam seu caráter geográfico tradicional, ao enfrentar as aporías da globalização que contribuiao desaparecimento e fragmentação dos territorios.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Beck U., Bonss W. & C. Lau. 2003. The Theory of Reflexive Modernization: Problematic, Hypotheses and Research Programme Theory, Culture & Society Vol. 20(2): 1–33 SAGE, London, Thousand Oaks and New Delhi. http://tcs.sagepub.com/cgi/content/abstract/20/2/1

Fundación Heinrich Böll 2008. Genes, bytes y emisiones bienes comunes y ciudadanía, México, Frente & Vuelta.

Funtowicz, S. y Ravetz, J. 1993. Epistemología política. CEAL p. 11 - 42.

Gibbons, M., Limoges, C., Nowotny, H., Schwartzman, S., Scott, P., Trow, M. 1994. The new production of knowledge Londres: Thousand Oaks.

GWSP. 2005. The Global Water System Project: Science Framework and Implementation Activities. Earth System Science Partnership (DIVERSITAS, IGBP, IHDP, WCRP) Report No. 3; 78 pp.

ICSU 2002 Science and Technology for Sustainable Development. Series de Ciencia para el Desarrollo Sostenible. No. 9, 33 p.http://www.icsu.org/Gestion/img/ICSU_DOC_DOWNLOAD/70_DD_FILE_Vol9.pdf

ICSU 2002 Harnessing Science, Technology, and Innovation for Sustainable Development. (2005) Grupo Asesor Ad –hoc del Consorcio ICSU-ISTS-TWAS. 39 p

HABERL, H., FISCHER-KOWALSKIA, M., KRAUSMANNA, F., WEISZA, H., WINIWATER, V. 2003. PROGRESS TOWARDS SUSTAINABILITY? WHAT THE CONCEPTUAL FRAMEWORK OF MATERIAL AND ENERGY FLOW ACCOUNTING (MEFA) CAN OFFER. OXFORD (UK): ELSEVIER LTD.

HOLLING, C. S. 2000. TEORÍAS POR FUTUROS SOSTENIBLES. ECOLOGÍA DE LA CONSERVACIÓN 4 (2): 7.

HTTP://WWW.CONSECOL.ORG/VOL4/ISS2/ART7/

Iglesias, A. N. 2006. Premisas geográficas del desarrollo y ordenamiento ambiental. Geograficando. Revista de Estudios Geográficos. Departamento de Geografía. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación- UNLP.

LEONTIEF, W. W. 1970. ENVIRONMENTAL REPERCUSSIONS AND THE ECONOMIC STRUCTURE, AN INPUT-OUTPUT APPROACH, REVIEW OF ECONOMICS AND STATISTICS, AUGUST, 52, PP.262-71.

Luchetti, M.C. 2010. Producción y transferencia de conocimiento en el campo ambiental: enfoques, contradicciones y utopías. VIII Jornada Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología. UNQUI, Julio.

Meadows, D. H., Meadows, D. L., Randers, J., & Behrens III, W. W. 1972. The Limits to Growth: A Report for the Club of Rome's Project on the Predicament of Mankind. New York: Universe Books.

RAVETZ, J. 2002 THE POST – NORMAL SCIENCE OF PRECAUTION PNS – P V6, 14 P. WWW.NUSAP.NET/DOWNLOADS/ARTICLES/PNSPRECAUTION.PDF

WALKER, B., ANDERIES j., KINZIG A. AND P. RYAN. 2006. EXPLORING RESILIENCE IN SOCIAL-ECOLOGICAL SYSTEMS. THROUGH COMPARATIVE. STUDIES AND THEORY DEVELOPMENT: INTRODUCTION TO THE SPECIAL ISSUE. ECOLOGY AND SOCIETY, VOL. 11, NO. 1, ART. 12.

R. York & E. A. Rosa Key 2003. Challenges to Ecological Modernization Theory: Institutional Efficacy, Case Study Evidence, Unitsof Analysis, and the Pace of Eco-Efficiency. Organization & Environment, Vol. 16 No. 3, September 273-288 http://oae.sagepub.com/cgi/content/abstract/16/3/273

Ziman, J. 2000. Real Science. What it is, and what it means Cambridge University Press, Cambridge. pp 1 a 10; 56 a 82.

Published

2011-07-10

How to Cite

Iglesias, A., & Luchetti, M. C. (2011). DE APORÍAS Y CONVERGENCIAS PARA EL CONOCIMIENTO AMBIENTAL INTERDISCIPLINARIO. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 3(3), 292–298. https://doi.org/10.5902/223611703293