Remoção do herbicida Glifosato utilizando carvão ativado impregnado com compostos metálicos de prata e cobre para a melhoria da qualidade da água
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117019991Palavras-chave:
Carvão ativado, Cobre, Glifosato, PrataResumo
Com a crescente utilização de diversos pesticidas na agricultura, incluindo o Glifosato que é o herbicida mais consumido mundialmente, há a necessidade de desenvolvimento de tratamentos de água diversificados e eficazes. Como tratamento alternativo, a remoção do glifosato da água pode ser obtida com a utilização do carvão ativado impregnado com metais para potencializar seus resultados. Portanto, o presente trabalho visou a remoção do herbicida glifosato por meio de um processo de adsorção utilizando o carvão ativado impregnado com prata e cobre 0,5% com o objetivo de aumentar a eficiência de adsorção quando comparado ao carvão ativado comercial. Observou-se que a remoção de glifosato é melhorada quando se utiliza a impregnação de compostos metálicos, sendo de 66,1% com o adsorvente GAC/AgCu e de apenas 21,1% com GAC. Ainda são necessárias pesquisas mais aprofundadas relacionadas a caracterização e ensaios de adsorção para explicar melhor o mecanismo de adsorção que ocorre neste processo. Porém, pode-se concluir que o carvão ativado granular impregnado com prata e cobre 0,5% desenvolvido no presente trabalho pode ser apontado como uma possível tecnologia para a melhoria na qualidade da água destinada ao consumo humano para a remoção do herbicida glifosato.Downloads
Referências
AMARANTE Jr. et al. Glifosato: Propriedades, toxicidade, usos e legislação. Quim. Nova, Vol. 25, No. 4, 589-593, 2002.
AMARANTE Jr. et al. Métodos de extração e determinação do herbicida glifosato: breve revisão. Quim. Nova, Vol. 25, No. 3, 420-428, 2002.
BERGAMASCO, R. ; NAKAMURA, C. V. ; SANTOS, Onélia Aparecida Andreo dos ; SILVA, Flávia Vieira da . Carvão ativado impregnado com prata e cobre para eliminação de microrganismos da água - PI: 016.100.000.478. 2010.
CUHADAROGLU, D.; UYGUN, O. A. Production and characterization of activated carbon from a bituminous coal by chemical activation. African Journal of Biotechnology 2008, 7, 3703.
FARIA, L. J. S. Avaliação de diferentes sorventes na extração em fase sólida de pesticidas em água. Desenvolvimento e validação de metodologia. 2004. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Química Industrial, Unicamp, Campinas, 2004.
GONÇALVES, G. C.; MENDES, E. S.; PEREIRA, N. C.; SOUZA, J. C. Produção de carvão ativado a partir de bagaço e melaço de cana de-açúcar. Acta Science Technology 2006, 28, 21.
PRATA, F. Comportamento do glifosato no solo e deslocamento miscível de atrazina. 2002. 149 f. Tese (Doutorado) - Curso de Agronomia, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2002.
SILVA, F. V.; YAMAGUCHI, N. U.; LOVATO, G. A.; SILVA, F. A.; REIS, M. H.; AMORIM, M. T.; TAVARES, C. R.; BERGAMASCO, R. Effects of coconut granular activated carbon pretreatment on membrane filtration in a gravitational driven process to improve drinking water quality. Environ Technol, v. 33, n. 4-6, p. 711-6, 2012.
SILVA-MEDEIROS, F. V. Desenvolvimento de Materiais Filtrantes a Partir da Modificação de Meios Porosos para a Melhoria da Qualidade da Água Destinada ao Consumo Humano. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Química). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil. 2012.
TAGLIAFERRO, G. V.; PEREIRA, P. H. F.; RODRIGUES, L. A.; SILVA, M. L.C. P. Adsorção de chumbo, cádmio e prata em óxido de nióbio (V) hidratado preparado pelo método da precipitação em solução homogênea. Química Nova 2011, 34, 101.
TONI et al. Adsorção de glifosato sobre solos e minerais. Quim. Nova, Vol. 29, No. 4, 829-833, 2006.
YAMADA, T.; CASTRO, C. R. P. Efeitos do glifosato nas plantas: Implicações fisiológicas e agronômicas. International Plant nutrition institute, Informações Agronômicas, Nº 119 – SETEMBRO/2007.
YAMAGUCHI, N. U. Filtro híbrido de carvão ativado e membrana para purificação da água de consumo humano. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química). Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.