Avaliação de acessibilidade para pedestres na Avenida Brasil quanto a percepção do usuário - Maringá/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117018334

Palavras-chave:

Calçadas, Acessibilidade, Pedestres

Resumo

A maioria das pessoas convive, diariamente, com as precárias condições das calçadas em nossas cidades. Falta de segurança, conforto e acessibilidade são alguns dos problemas que mais prejudicam a circulação de pedestres. Inicialmente apresenta-se uma síntese do referencial teórico sobre acessibilidade nas calçadas e as exigências requeridas por lei e normas. Posteriormente apresentamos os resultados obtidos através de pesquisa de opinião dos usuários da via em estudo e finalmente os resultados alcançados com o estudo executado. A metodologia baseou-se em torno de um questionário de prospecção, visitas in-loco e confrontamento com as exigências impostas em leis e normas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Natale Fiorelli, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Engenheira Civil

Leonel Silva Rocha, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Mestre em Engenharia Urbana

José Luciano Sobreira de Alencar, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Graduado em Administração

Julio Henrique Simoni, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Mestre em Engenharia Urbana

Bruno Luiz Domingos De Angelis, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Graduado em Agronomia

Referências

BRASIL. Código de trânsito Brasileiro. (2008) Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/ctb.pdf>. Acesso em: 15 de set. 2014.

COMISSÃO PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE. Mobilidade acessível na cidade de São Paulo. Disponível em: < http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/aa_ppdeficiencia/aa_ppd_diversos/acessibilidade_sp.pdf>. Acesso em: 09 set. 2014.

GRAEBIN, T. K. Mobilidade urbana sustentável: O espaço do pedestre em Marecal Cândido Rondon. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – UEM, Maringá, 2009.

RODRIGUES, N. F. Acessibilidade e mobilidade na Orla Marítima de João Pessoa: Uma análise qualitativa nos espaços livres de circulação da orla dos bairros Manaíra e Tambaú. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal da Paraíba – Paraíba, 2006.

XAVIER, D. O caminho do pedestre. Uma análise dos passeios públicos na cidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/5/o-caminho-do-pedestre.pdf>. Acesso em: 10 set. 2014.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Fiorelli, M. N., Rocha, L. S., Alencar, J. L. S. de, Simoni, J. H., Angelis Neto, G. de, & Angelis, B. L. D. D. (2015). Avaliação de acessibilidade para pedestres na Avenida Brasil quanto a percepção do usuário - Maringá/PR. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 563–575. https://doi.org/10.5902/2236117018334

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>