Marketing de relacionamento e empreendimentos de economia solidária com foco no cliente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117017049Palavras-chave:
Economia Solidária, Marketing de Relacionamento, ClienteResumo
A ideia de economia solidária visa fortalecer os empreendimentos solidários tendo em vista a reprodução de vínculos sociais. Dessa forma, o objetivo do presente estudo consiste em discutir, com base na teoria do marketing, o perfil e as preferências dos clientes que estiverem presentes na 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e 21ª Feira Internacional do Cooperativismo, realizadas em Santa Maria-RS em 2014. O método do estudo consiste em um levantamento de campo que se deu através da aplicação de 140 formulários no publico visitante da Feira nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2014. Os resultados mostram que o público predominante foi de mulheres. Os dados indicam que o público tem disposição a gastar na Feira até R$ 50,00 e que priorizam a qualidade dos produtos no ato da compra. Os visitantes preferem adquirir, para ter como lembrança de Santa Maria-RS, camisetas e objetos de decoração, ressaltando a Basílica da Medianeira e a Maria Fumaça como os pontos turísticos que gostariam ter como recordação da cidade. A ideia de solidariedade presente nos empreendimentos de economia solidária aparece na perspectiva social desempenhada pelo marketing, onde se busca que a relação com os clientes se dê de forma favorável para ambas as partes.Downloads
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