A poluição atmosférica por veículos automotores na Região Metropolitana de São Paulo: causas e impactos

Autores

  • Joara Fernanda Testa Centro Universitário Claretiano, Batatais, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016944

Palavras-chave:

Poluição atmosférica, Veículos automotores, Impactos.

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender os fatores que têm favorecido a emissão de poluentes por veículos automotores na RMSP e evidenciar os impactos ocasionados por esses, à saúde humana e no meio ambiente. As políticas de facilitação ao crédito, aliadas com a redução dos tributos na gasolina têm promovido, ao longo dos anos, o crescimento do número de veículos particulares no Brasil, inclusive na RMSP, onde a frota ultrapassa seis milhões de unidades. Com o aumento de veículos individuais, maiores também são os gases poluentes liberados na atmosfera, gerando impactos cada vez maiores à sociedade e ao meio ambiente. Nos últimos anos algumas ações foram criadas para diminuir os níveis de poluentes do ar atmosférico nessa região, no entanto, o número crescente de veículos automotores individuais e, particulares, tem anulado os resultados iniciais, positivos, obtidos por essas medidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, D. M; PIUBELI, F. A. A Poluição Atmosférica Interferindo na Qualidade de Vida da Sociedade. X Simpósio de Engenharia de Produção, 10 a 12 de Novembro de 2003.

BRANCO, S. M; MURGEL, E. Poluição do Ar. 2ª. ed. São Paulo: Moderna, 2010. Coleção Polêmica.

BRAUN, S; APPEL, L. G; SCHMAL, M. A Poluição Gerada por Máquinas de Combustão Interna Movidas à Diesel – A Questão dos Particulados. Estratégias Atuais para a Redução e Controle das Emissões e Tendências Futuras. Quim. Nova, Vol. 27, Nº. 3, 472-482, 2003.

CAMPOS, E. M; DIAS, J. V. P. P; MERLI, A. G; XIMENES, A. R. O Impacto Ambiental Devido a Política de Crescimento da Frota de Veículos. Revista Ciências do Ambiente On-Line, Vol. 4, Nº. 2, 2008.

CARVALHO, C. H. R. Emissões Relativas de Poluentes do Transporte Motorizado de Passageiros nos Grandes Centros Urbanos Brasileiros. IPEA, Brasília, Abril de 2011.

CASTRO, H. A; ESCAMILLA-CEJUDO, J. A. E; GOUVEIA, N. Questões Metodológicas para a Investigação dos Efeitos da Poluição do Ar na Saúde. Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 6, Nº. 2, 2003.

CONCEIÇÃO, J. G; SARDINHA, D. A. N. Transporte Metroferroviário: agente de inclusão social na cidade de São Paulo. Revista Ponto e Vírgula, 7: 162-177, 2010.

MACEDO, L. V. Problemas Ambientais Urbanos Causados pelo Trânsito na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). In: CUNHA, S. B; GUERRA, A. J. T. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. 10ª. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2013.

MONTEIRO, A. G. Estratégia de Redução de Emissões de Poluentes no Setor de Transportes por Meio de Substituição Modal na Região Metropolitana de São Paulo. Março de 1998. Tese (Mestrado em Ciências e Planejamento Energético) – Centro de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.

SÃO PAULO (SP). CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo, 2012. 110 p.

SÃO PAULO (SP). CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo, 2014. 59 p.

SÃO PAULO (SP). EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. São Paulo, 2011. 77 p.

SANTOS, A. B. S; ZANZINI, J. C. Emissão de Poluentes Atmosféricos por Veículos com Motor Ciclo Diesel e seus Impactos Ambientais no Brasil: Tecnologias E Legislações. São Paulo: Faculdades Oswaldo Cruz/DEP, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso.

SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS. Disponível em: <http://www.stm.sp.gov.br/> Acesso em: 29 de Março de 2014.

SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS (2006). Visões da Metrópole: Depoimentos sobre o transporte e urbanismo para o PITU RMSP 2025. São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

VIEIRA, N. R. Poluição do Ar: Indicadores Ambientais. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

Downloads

Publicado

2015-02-28

Como Citar

Testa, J. F. (2015). A poluição atmosférica por veículos automotores na Região Metropolitana de São Paulo: causas e impactos. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1209–1221. https://doi.org/10.5902/2236117016944

Edição

Seção

TECNOLOGIA AMBIENTAL