Tendências pedagógicas dos cursos de graduação em Administração das Instituições Federais de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015461Palavras-chave:
Cursos de administração, IFES, ENADE, Tendências PedagógicasResumo
O cenário dos negócios foi profundamente alterado com a Era da Revolução Industrial, e no final do século XX impulsionado pelos impactos provocados pelas Tecnologias de Informação (TI) e o advento da globalização iniciou-se uma nova transformação: a Era do Conhecimento, onde este passa a ser um recurso valioso e muitas vezes essencial, na gestão das empresas, a fim de garantir o sucesso e até mesmo a permanência da mesma no mercado. As instituições de ensino representam um papel fundamental neste processo, sendo responsáveis pela transmissão e ou construção do conhecimento, neste sentido é indispensável conhecer as tendências pedagógicas que orientam o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório tem como objetivo identificar as tendências pedagógicas dos cursos de graduação em administração nas Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, que obtiveram nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Ensino Superior – ENADE. Utiliza-se para fins de análise os objetivos e ou perfil do egresso de cada instituição. Os resultados demonstram que 54% das instituições pesquisadas possuem tendências pedagógicas progressistas.
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