Uso racional da água em concessionária de veículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117014931

Palavras-chave:

Saneamento ambiental, Recursos não renováveis, Meio ambiente.

Resumo

Os diversos usos da água pelo homem estão relacionados com a sua disponibilidade e realidade socioeconômica, haja vista que para alcançar o desenvolvimento econômico inúmeros países têm consumido o recurso em grande escala. Estima-se que o consumo de água atual aumentou em seis vezes, em relação ao século passado, acarreando a falta de água diante do consumo excessivo. As perdas nas edificações acarretam no aumento da demanda do recurso. Em se tratando de edificação, um exemplo que se pode citar de um potencial consumidor de água são as concessionárias de veículos, objeto de estudo neste trabalho. Neste empreendimento o uso de água é distribuído na lavagem de veículos e peças, consumos para limpeza de grandes áreas, irrigação de jardins, e também, o próprio consumo. Nela ocorre um gasto médio mensal de 330 m³ por mês. O lavajato é o principal consumidor de água no empreendimento, chegandoa consumir 293,88 m³ por mês. Implantar um programa de Uso Racional em empreendimento desse porte, de forma a minimizar o desperdício e redução do valor pago mensal de tarifas é de extrema relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Alcione da Silva Cruvinel, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), mestrado em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás (2007), cursando doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG) em regime de Dedicação Exclusiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saneamento, Conservação e Reúso de Água, Qualidade das Águas e Sistema de Abastecimento de Água.

Evaldo de Melo Ferreira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Specialist in Environmental Planning and Management by School of Civil Engineering at Federal University of Goiás (UFG-Brazil), posgraduate student in Agronomy and posgraduate student in Treatment and Final Disposal of Solid and Liquid Waste (both by UFG). Operates in the monitoring of water quality and sustainable soil management.

Referências

CARLON, M. Percepção dos atores sociais quanto às alternativas de implantação de sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva em Joinville-SC. 2005. Disponível em: http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=758. Acesso em: 15 jun. 2013.

FIESP – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Conservação e reuso de água em edificações. 2005. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-epublicacoes/conservacao-e-reuso-de-aguas-em-edificacoes-2005/. Acesso em: 01 maio. 2014.

GONÇALVES, O.M (Org). Execução e Manutenção de Sistemas Hidráulicos Prediais. 2000. São Paulo: Editora Pini. 191 p.

MARINHO, E. C. A. Uso racional da água em edificações públicas. 2007. 72 p. Monografia (Curso de Especialização em Construção Civil) – Escola de Engenharia UFMG, Belo Horizonte.

PEDROSO, L. P. Subsídios para a implementação de sistema de manutenção em campus universitário, com ênfase em conservação de água. 2002. 168 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2002.

SOECO/MG. Gerenciamento Sustentável da Água da Chuva. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.soecomg.hpg.ig.com.br/agua8.htm. Acesso em: 16 jun. 2013.

YWASHIMA, L. A. Avaliação do uso de água em edifícios escolares públicos e análise de viabilidade econômica da instalação de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo. 2005. 312 f. Dissertação (Mestrado). FEC-UNICAMP, Campinas/SP, 2005.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Marques, A. J. L., Silva, S. B., Cruvinel, K. A. da S., & Ferreira, E. de M. (2015). Uso racional da água em concessionária de veículos. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 751–759. https://doi.org/10.5902/2236117014931

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.