Aplicação do projeto didático-pedagógico “Sabão Ecológico” em uma escola pública de Porto Velho – RO

Autores

  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Eloísa Santana Paz Faculdade São Lucas
  • Jaqueline Rodrigues Souza Faculdade São Lucas
  • Andrina Guimarães Silva Braga Universidade Federal de Rondônia.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117014703

Palavras-chave:

Óleo, Reciclagem, Meio ambiente, Conscientização.

Resumo

O óleo vegetal usado é um resíduo de alto risco para o meio ambiente, causando sérios prejuízos quando despejados em lugares impróprios e de forma incorreta. Por exemplo, quando lançado na rede de esgoto leva a obstrução das tubulações, nos rios além da contaminação, pode causar destruição dos seres vivos ali existentes, enquanto que o descarte no solo o impermeabiliza e contribui para o efeito estufa. A necessidade de pesquisas com alternativas de reciclagem e coleta seletiva é uma prática sustentável, para diminuir os prejuízos ao meio ambiente. Desta forma, a aplicação do Projeto "Sabão Ecológico" teve por objetivo conscientizar a comunidade escolar, da necessidade de reutilização do óleo de cozinha, como alternativa de amenizar os impactos causados por este, quando descartado de forma incorreta no ambiente. Foi aplicado em uma Escola Estadual da Rede Pública de Porto Velho, Rondônia, abrangendo as turmas do ensino médio regular. As atividades foram realizadas durante as aulas de Biologia, e divididas em duas etapas, sendo a primeira de caráter teórico e a segunda prática, nesta realizou a produção do sabão ecológico. Conclui-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas possibilita ampliar o conhecimento tanto da comunidade escolar, como dos educadores, tendo como ponto principal a integração da teoria e prática a favor da conscientização e preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas

Biólogo; Pós-graduado em Gestão Ambiental; Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Departamento de Ciências Biológicas.

Eloísa Santana Paz, Faculdade São Lucas

Bióloga pela Faculdade São Lucas. Desenvolve pesquisa na área de Educação e Biotecnologia Vegetal.

Jaqueline Rodrigues Souza, Faculdade São Lucas

Bióloga pela Faculdade São Lucas. Desenvolve pesquisa na área de Educação e Fitoquímica.

Andrina Guimarães Silva Braga, Universidade Federal de Rondônia.

Bióloga, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia.

Referências

ALAMINI, B.; BARBADO, N. Destinação correta para o óleo de fritura. In: SEMANA AMBIENTAL: ENCONTRO TÉCNICO-CIENTÍFICO, 5, Foz do Iguaçu, 2008. Resumos... Foz do Iguaçu: União Dinâmica de Faculdades Cataratas, 2008. p. 31. Disponível em: <http://www.udc.edu.br/5semanaambiental.pdf> Acesso em: 05 de out. de 2012.

ALBERICI, R. M.; PONTES, F. F. F. de. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Espírito Santo do Pinhal: Engenharia Ambiental - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p.073 -076, jan./dez., 2004.

AMBIENTE EM FOCO. Reciclar óleo de cozinha pode contribuir para diminuir aquecimento global. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2012.

AZEVEDO, O. A. et al. Fabricação de sabão a partir do óleo comestível residual: Conscientização e Educação Científica. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SINEF 2009 – Vitória ES. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0805.pdf> Acesso em: 09 set. 2012.

CARVALHO, K. M. DE. Responsabilidade ambiental na gestão pública. Disponível em: <http://www.seplag.rs.gov.br/upload/Painel_56_Kleberson_Martins_formatado.pdf> Acesso em: 10 set. 2012.

DONAIRE, Denis. Gestão Ambiental na Empresa. São Paulo. Atlas, 2008.

HAMMES, V.S.; RACHWAL, M.F.G. Educação Ambiental: Meio Ambiente e a escolar. Brasília, DF: Embrapa, 2012.

PORTO ALEGRE. Meio Ambiente. Disponível em: Acesso em: 12 set. 2012.

RABELO, R. A.; FERREIRA, O. M. Coleta Seletiva de óleo residual de fritura para aproveitamento industrial. Ambiente em Foco. Departamento de Engenharia–Engenharia Ambiental, Universidade Católica de Goiás-GO, 2008.

ROCHA, T. M.; SILVA, H. Avaliação da qualidade de sabão produzido a partir da reciclagem de óleo comestível, baseado no volume de espuma formado. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABTooAD/avaliacao-qualidade-sabao-produzido-a-partir-reciclagem-oleo-comestivel> Acesso em: 13 jun. 2014.

SABESP. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Reciclagem de Óleo (PROL) 2011.

SILVA, J.S. et al. Produção de sabão a partir de resíduos de óleos vegetais. In: CBQ 50º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 2010. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2010/trabalhos/4/4-226-8356.htm> CUIABA-MT. Acesso em: 11 set. 2012;

SILVA, A. M. S., et al. Oficina de Reciclagem de Óleo de Fritura como Ação Integradora de Estudantes de Licenciatura em Química no Ambiente Escolar. R. P. Química Nova, p.31, 2008.

SOARES, V. DA S.; PUPO, D. D.; MOURÃO, R; DE C. Produção de sabão artesanal no município de sorriso – MT: alternativa sustentável ao óleo usado. IBEAS – Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, Salvador/BA, 2013. Disponível em: < http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2013/III-035.pdf.> Acesso em: 15 jun. 2014.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Lima, R. A., Paz, E. S., Souza, J. R., & Braga, A. G. S. (2014). Aplicação do projeto didático-pedagógico “Sabão Ecológico” em uma escola pública de Porto Velho – RO. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(3), 1268–1272. https://doi.org/10.5902/2236117014703

Edição

Seção

ARTIGOS