A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva

Autores

  • Márcia Lustosa Silva Universidade Lusófona do Porto-Portugal
  • Valmira Amariz Cruz Instituto Federal do Paraná-IFPR.
  • Frederico Fonseca Silva Instituto Federal do Paraná-IFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117014045

Palavras-chave:

Afetividade, desenvolvimento cognitivo, ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado nas teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky que concebem como intrínseca a relação entre os processos cognitivos e afetivos no funcionamento psíquico humano. A metodologia empreendida foi de natureza qualitativa, visto que foram avaliados 48 alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual, de regime integral do Estado de Pernambuco (Brasil). Os instrumentos utilizados foram o Diagrama Afeto- -Performance (DAP) de análise adaptada, desenvolvido por Silva e Teixeira (2009). Os resultados apontam o aspecto afetivo, assim como a relação entre professor e aluno, como variáveis fundamentais para determinar o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Márcia Lustosa Silva, Universidade Lusófona do Porto-Portugal

Mestra em Ciências da Educação, Pós-Graduada em Psicopedagógia, Ciências da Edcuação e Educação Infantil.Professora do curso de Pedagogia da FASE-Faculdade Santa Emilia.Analista de Educação profissional e Psicopedagoga do SENAI/PE.

Valmira Amariz Cruz, Instituto Federal do Paraná-IFPR.

Frederico Fonseca Silva, Instituto Federal do Paraná-IFPR

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Irrigação e Meio Ambiente, Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2015-02-02

Como Citar

Silva, M. L., Cruz, V. A., & Silva, F. F. (2015). A dimensão afetiva e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sociocognitiva. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(4), 1303–1311. https://doi.org/10.5902/2236117014045

Edição

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